Tue 21.11.2017 | 06:28
 
 
 

BREVE DESCRIÇÃO: MiMi Records celebra a sua 50.ª edição com uma fantástica compilação de artistas da Costa Atlântica (Portugal).
Esta edição compila 13 projectos nacionais, com visões musicais distintos, entre a predominante electrónica
(noise, ambient, idm, tripop).
Uma compilação essêncial para descobrimos as mais recentes propostas, artistas e estilos da nova música portuguesa.

 

DESIGN: MiMi Records

REVIEWS:

<Para comemorar o seu 50º lançamento, a Mimi Records edita a compilação “Saudade: Various Artists from Atlantic Coast” que conta com alguns artistas que vão marcando a realidade musical virtual e não só como é o caso dos Stealing Orchestra. Numa compilação variada, mas assente no noise, nas mais diversas interpretações de estruturas rítmicas (trip-hop, leftfield beats, etc.) e no experimentalismo, as escolhas de artistas portugueses revelam que a electrónica não está bafienta. Não só a escolha musical foi cuidada como a componente estética, não raras vezes posta em segundo plano, foi muito conseguida com uma imagem inocente e bem lusitana.

Como todas as compilações, a variedade terá uma linha condutora que, como um mapa, orienta a audição mostrando outras paisagens, outros destinos. Não foge a esta regra o “Saudade: Various Artists from Atlantic Coast”.

Das treze faixas, mostram-se pelo menos quatro como um pecado por purgar: O seu lançamento em “carne e osso”, vulgo, rodela de CD, era bem-vinda. Gilo, com “Nascer de novo” é um exemplo: Com um downtempo fluido e condimentado com sopros e cordas, apresenta um manifesto em prol da criação artística o que poderá ser uma das razões pelas quais abre o disco. Num trip-hop relaxado onde o inglês e o português complementam-se, Gilo obriga-nos a ir escutar com urgência o seu trabalho - "studio 6" - na Enough Records. Outro ponto de escuta será a “Esfera monocromática” de Biomekanikal que entre loops ruidosos, pós-apocalípticos ricos em baixos, constrói a melhor faixa de noise deste disco. Outros exemplos de noise e aproximações à IDM são patentes em “Negatif” de structura e “São João Baptista” de minson. A música de dança sensu latu, presente no disco através do drum n’ bass numa vertente muito hardstep de Vortex Sound Tech. Entre mais artistas, outros dois se elevam: Os Stealing Orchestra com a sua filosofia corta-cola-repete que mostra o burlesco que já faz parte da sua assinatura ("Palpitações delirios e mau feitio...") e a pérola final (guardada precisamente para o final do disco) de Dream Metaphor que com as tais Leftfield beats e linha de baixo aditiva coloca “Yume” como uma música obrigatória a ter em qualquer leitor de MP3 que se preze; A indecisão de considerar esta a melhor faixa (ou pelo menos a mais viciante) só vacila perante “Nascer de novo” de Gilo, tema debutante de “Saudade: Various Artists from Atlantic Coast” e pelo facto de pedir mais que os – parcos – quatro minutos lhe conferem.

A Mimi apresenta uma excelente compilação que ombreia e vence muitas compilações do género em formato tradicional. De download mais que necessário, este “Saudade: Various Artists from Atlantic Coast” mostra como a música das netlabels não é música de segunda ou de artistas medíocres ou mal-compreendidos. E ainda por cima é nacional!.>.
-
Otites (12.03.2006)



 

EDIÇÃO : Mi050
ARTISTA : Vários Artistas
TÍTULO : Saudade: V.A. from Atlantic Coast
TIPO : Album
TEMPO : 68'45'
GÉNERO : Electrónica

LISTA DAS FAIXAS:

01. gilo - Nascer de novo   [ DOWNLOAD ]
02. Stealing Orchestra - Palpitações delirios e mau feitio...   [ DOWNLOAD ]
03. boiar - No noise at all   [ DOWNLOAD ]
04. Biomekanikal - Esfera monocromatica   [ DOWNLOAD ]
05. structura - Negatif   [ DOWNLOAD ]
06. Bikaia - Sophicator   [ DOWNLOAD ]
07. minson - São João Baptista   [ DOWNLOAD ]
08. Xastre - Onorder   [ DOWNLOAD ]
09. NNY - Crystal Space   [ DOWNLOAD ]
10. Vortex Sound Tech - Dwaine   [ DOWNLOAD ]
11. Oxygen - Huslatrop   [ DOWNLOAD ]
12. Tatsu Maki - Its Time To Play (Nerv_remix)   [ DOWNLOAD ]
13. Dream Metaphor - Yume   [ DOWNLOAD ]


>> Todos os temas   [ DOWNLOAD ]

>> Capa   [frente + verso ]




>>
Esta edição é licenciada sob a
Creative Commons License.
 
 
   
 
   
 
 
  MiMi Records
2003-2017 @ COPYRIGHT. Todos os direitos reservados.