Sun 22.04.2018 | 21:21
 
 
 

BREVE DESCRIÇÃO: Kubik tem sido reconhecido com um dos melhores representantes da arte do cut & paste electrónico por terras lusas. Com dois álbums aclamados nas lojas, um EP online e algumas composições originais encomendadas para outros projectos, Victor Afonso regressa após um par de anos de hiato nas edições com um novo EP online, desta feita para a Netlabel luso-japonesa MiMi, da responsabilidade do meu bom amigo Ogata T3tsuo.

'How blue was my sky' é uma nova incursão de Kubik no domínio da IDM pura e dura, onde Victor recorre novamente a extractos cinematográficos obscuros, combinando-os com batidas secas, rugosas e por vezes cacofónicas, numa linguagem que já é muito sua.

Falando dos ambientes, 'How blue was my sky' tanto vai buscar ao dark ambient como ao pós-industrial como à electrónica britânica dos 90, via Warp. Destaco o tema 'Audition' como um dos mais conseguidos de sempre. Victor Afonso está vivo e recomenda-se.

Pedro Leitão



DESIGN: MiMi Records FOTO: Francisca Moreira

REVIEW:
Desenganem-se todos aqueles que esperam encontrar neste EP as experimentações que Victor Afonso nos tem oferecido nos seus trabalhos anteriores. Desta vez Kubik não nos brinda com os seus devaneios, que nos surpreendiam de minuto a minuto. Temas crivados de tudo, em que tudo é possível. Musicas que vivem de constantes mudanças de ritmos, com pedaços de imaginação sacados aqui e acolá.

“How Blue Was My Sky”, à excepção da “brincadeira” inicial denominada “He Is The Voice” é um registo assumidamente diferente. Victor Afonso oferece-nos um disco que nos cativa de uma forma nova. Mostra-nos que pode ter outras potencialidades criativas, sem com isso perder o pé. Porque apesar de tudo, e não sendo este um registo em que a arte do cut & paste esteja presente, continua a trazer um som que identificamos como seu.
Por aqui encontramos uma electrónica muito mais plana. Sem muitas variações de ritmo. Por vezes ambiental. Outras mais industrial. Sons pintalgados de negro. Banda sonora perfeita para filmes obscuros.

Este é um registo que cativa por ser precisamente assim. Por nos trazer um Kubik igualmente criativo e sem medo de fazer diferente. Isto apesar de ter já um publico fiel, graças aos dois excelentes discos que criou.
Por que são assim os grandes criadores, inventivos e sempre à frente, vale a pena descobrir este pedaço de electrónica, que está disponível para quem assim o desejar. Basta ir www.clubotaku.org/mimi/pt/album99.php. Não custa nada! Atrevam-se!…

Nuno Ávila







 

EDIÇÃO : Mi099
ARTISTA : kubik
TÍTULO : How blue was my sky
TIPO : EP
TEMPO : 21'29'
GÉNERO : Electronica


LISTA DAS FAIXAS :

01. He is the voice   [ DOWNLOAD ]
02. Chicken's Death   [ DOWNLOAD ]
03. Audition   [ DOWNLOAD ]
03. Los Olvidados   [ DOWNLOAD ]
03. Panic in the streets of Lhasa   [ DOWNLOAD ]


>> All tracks   [ DOWNLOAD ]


>> Cover   [ front + back ]




>>
Esta edição é licenciada sob a
Creative Commons License.
 


 
   
 
   
 
 
  MiMi Records
2003-2018 @ COPYRIGHT. Todos os direitos reservados.