Wed 26.07.2017 | 19:33
 
 
 


BREVE DESCRIÇÃO :

A irreverência, virtuosismo e contemporaneidade da viola d’arco de José Valente definem um percurso artístico elogiado pela crítica e evidenciado pelos inúmeros projectos de carácter diversificado em que o músico se têm envolvido. Dotado de uma linguagem única, o premiado violetista explora os limites do seu instrumento aplicando na sua obra uma intensa e articulada simbiose de estilos musicais, raramente associáveis ao repertório tradicional para a viola d’arco.

José Valente (compositor, violetista) Em 2012, é laureado com “HANNAH S. AND SAMUEL A. COHN MEMORIAL FOUNDATION ENDOWED FELLOWSHIP”.

Estudou viola d’arco no Kaertner Landes Konservatorium na Áustria e jazz na New School for Jazz and Contemporary Music em Nova Iorque. Está neste momento a fazer um Doutoramento em Arte Contemporânea no Colégio das Artes da Universidade de Coimbra. Trabalhou com, Paquito d’Rivera, Dave Douglas, Don Byron, Hank Roberts, Jason Kao Hwang, Daniel Levin, entre outros. Menção honrosa no “Prémio de Composição Lopes-Graça 2009” e vencedor do concurso de projectos artísticos “Serralves em Festa! 2010”.

Membro fundador do quarteto de cordas ACIES Streich Quartett, do projeto “INCOMPLETO” com o ator Cláudio Da Silva e com o contrabaixista Sérgio Tavares, e criador do colectivo EXPERIENCES OF TODAY produzido pela Associação Arte à Parte, com o qual tocou em vários festivais nacionais e gravou um disco.

Em concerto destaca: Banff Summer Festival, Dizzy’sClubat Lincoln Center, 16ª Bienal de Cerveira, Carnegie Hall (solista convidado) e Union Square Park (concerto a solo). Colabora em projetos interdisciplinares, com o pintor António Olaio, o arquiteto Nuno Grande, o artista Chico Santos (Brasil), entre outros.

Artista residente na Djerassi Residency Artists Program, na Califórnia, em 2012. É o responsável pela composição da banda sonora do documentário “SAGRADO” de Nuno Grande, sobre a Igreja do Sagrado Coração de Jesus em Lisboa, desenhada por Nuno Portas e Nuno Teotónio Pereira.

Webpage: http://www.josevalente.com

 

MEMBROS:
- José Valente

DISCOGRAFIA :
-
Circunstâncias (2014)


EQUIPAMENTO :
- Violino


HISTÓRIA :
- Nada a declarar.














 
   
 
   
 
 
  MiMi Records
2003-2017 @ COPYRIGHT. Todos os direitos reservados.