Fri 24.11.2017 | 20:37
 
 
 

BRIEF DESCRIPTION: MiMi Records celebrates it's 50th release with a fantastic compilation of artists from Atlantic Coast (Portugal).

This release is a compilation of 13 portuguese projects with distinct musical visions, mostly electronic (noise, ambient, idm, tripop).

An edition that is essencial to discover some of the most recent proposals, artists, and styles of the new portuguese music
.


COVER ART: MiMi Records

REVIEWS:

<Para comemorar o seu 50º lançamento, a Mimi Records edita a compilação “Saudade: Various Artists from Atlantic Coast” que conta com alguns artistas que vão marcando a realidade musical virtual e não só como é o caso dos Stealing Orchestra. Numa compilação variada, mas assente no noise, nas mais diversas interpretações de estruturas rítmicas (trip-hop, leftfield beats, etc.) e no experimentalismo, as escolhas de artistas portugueses revelam que a electrónica não está bafienta. Não só a escolha musical foi cuidada como a componente estética, não raras vezes posta em segundo plano, foi muito conseguida com uma imagem inocente e bem lusitana.

Como todas as compilações, a variedade terá uma linha condutora que, como um mapa, orienta a audição mostrando outras paisagens, outros destinos. Não foge a esta regra o “Saudade: Various Artists from Atlantic Coast”.

Das treze faixas, mostram-se pelo menos quatro como um pecado por purgar: O seu lançamento em “carne e osso”, vulgo, rodela de CD, era bem-vinda. Gilo, com “Nascer de novo” é um exemplo: Com um downtempo fluido e condimentado com sopros e cordas, apresenta um manifesto em prol da criação artística o que poderá ser uma das razões pelas quais abre o disco. Num trip-hop relaxado onde o inglês e o português complementam-se, Gilo obriga-nos a ir escutar com urgência o seu trabalho - "studio 6" - na Enough Records. Outro ponto de escuta será a “Esfera monocromática” de Biomekanikal que entre loops ruidosos, pós-apocalípticos ricos em baixos, constrói a melhor faixa de noise deste disco. Outros exemplos de noise e aproximações à IDM são patentes em “Negatif” de structura e “São João Baptista” de minson. A música de dança sensu latu, presente no disco através do drum n’ bass numa vertente muito hardstep de Vortex Sound Tech. Entre mais artistas, outros dois se elevam: Os Stealing Orchestra com a sua filosofia corta-cola-repete que mostra o burlesco que já faz parte da sua assinatura ("Palpitações delirios e mau feitio...") e a pérola final (guardada precisamente para o final do disco) de Dream Metaphor que com as tais Leftfield beats e linha de baixo aditiva coloca “Yume” como uma música obrigatória a ter em qualquer leitor de MP3 que se preze; A indecisão de considerar esta a melhor faixa (ou pelo menos a mais viciante) só vacila perante “Nascer de novo” de Gilo, tema debutante de “Saudade: Various Artists from Atlantic Coast” e pelo facto de pedir mais que os – parcos – quatro minutos lhe conferem.

A Mimi apresenta uma excelente compilação que ombreia e vence muitas compilações do género em formato tradicional. De download mais que necessário, este “Saudade: Various Artists from Atlantic Coast” mostra como a música das netlabels não é música de segunda ou de artistas medíocres ou mal-compreendidos. E ainda por cima é nacional!.>.
-
Otites (12.03.2006)


 

EDITION : Mi050
ARTIST : Various Artists
TITLE : Saudade: V. A. from Atlantic Coast
TYPE : Album
TIME : 68'45''
GENRE : Electronica
TRACKLIST:

01. gilo - Nascer de novo   [ DOWNLOAD ]
02. Stealing Orchestra - Palpitações delirios e mau feitio...   [ DOWNLOAD ]
03. boiar - No noise at all   [ DOWNLOAD ]
04. Biomekanikal - Esfera monocromatica   [ DOWNLOAD ]
05. structura - Negatif   [ DOWNLOAD ]
06. Bikaia - Sophicator   [ DOWNLOAD ]
07. minson - São João Baptista   [ DOWNLOAD ]
08. Xastre - Onorder   [ DOWNLOAD ]
09. NNY - Crystal Space   [ DOWNLOAD ]
10. Vortex Sound Tech - Dwaine   [ DOWNLOAD ]
11. Oxygen - Huslatrop   [ DOWNLOAD ]
12. Tatsu Maki - Its Time To Play (Nerv_remix)   [ DOWNLOAD ]
13. Dream Metaphor - Yume   [ DOWNLOAD ]


>> Cover   [(front + back ]




>>
This work is licensed under a
Creative Commons License.
 
 
   
 
   
 
 
  MiMi Records
2003-2017 @ COPYRIGHT. All rights reserved.