Loading...
AnimeArtigos

As cores no anime (Parte I)

Muito se pode dizer sobre o uso das cores nos animes (já que a maioria dos mangas é a preto e branco). A nitidez e a combinação das cores nos desenhos japoneses são de uma força e criatividade espectaculares, fazendo com que as pessoas que não estejam dentro do universo da banda desenhada reconheçam logo o estilo manga à primeira vista. Um dos aspectos mais importantes no uso da cor no anime é a cor dos cabelos dos personagens.

As pessoas que não estão acostumadas à estética dos mangas e animes geralmente referem dois aspectos bastante notório neste tipo de arte: o tamanho dos olhos e a cor dos cabelos – isto é, as cores dos cabelos (além dos típicos cabelos pretos, castanho e loiro, temos uma profusão de tons de azul, verde, rosa, cinza e branco), o que é um ponto negativo para os adeptos do realismo no desenho. Mas porque é que os personagens têm cabelos tão coloridos? Será apenas um truque para chamar a atenção ou um acordo secreto com as fábricas de tinta? Nem uma coisa, nem outra.

1

Numa revista especializada em animação, a resposta para essa pergunta era a seguinte: “todos os personagens de manga ou de séries de anime são parecidos, assim, a cor dos cabelos serve para diferenciá-los.”

Bem, concordo que às vezes, dadas as características do estilo de cada mangaka, os personagens são mesmo muito parecidos, mas geralmente não pertencem à mesma série. E se a cor do cabelo é um traço marcante do personagem, essa não é a única razão. Se fosse assim, certamente os personagens poderiam ter cabelos listados, tutti-frutti ou mesmo roxos com bolinhas verdes… e esse não é o caso. As cores usadas são praticamente aquelas que referi anteriormente e existe uma razão muito simples para o seu uso: além de caracterizar cada personagem, elas informam ao espectador qual o carácter do personagem.

Os cabelos são por si já significam força e poder. Na Antiguidade, cabelos longos e soltos para os homens eram considerados símbolos de liberdade e nobreza e esse significado se manteve nos manga e animes. Os cabelos exageradamente longos de muitos personagens acentuam o seu carácter de liberdade e força, dando-lhes uma aura de movimento, leveza e misticismo como exemplo: Saint Seiya (Os cavaleiros do Zodiaco). Por outro lado, personagens com cabelos curtos geralmente transmitem uma sensação de austeridade e praticidade, de alguém que se preocupa mais com suas acções do que com sua aparencia (embora não seja bem esse o caso de Leiga em Shurato…).

Quanto às cores, o protagonista, o “herói”, a figura principal tem na maior parte das vezes os cabelos pretos ou bem escuros, provavelmente para facilitar a identificação do público (japonês) com o personagem: os cabelos negros trazem a figura principal para mais perto do mundo real e do quotidiano do leitor/espectador, acentuando o seu carácter de um ser humano comum. Os personagens de cabelos negros, mesmo que não sejam o protagonista, são geralmente honestos e sinceros e possuidores de grande força física e/ou de carácter. Nas mulheres, os cabelos negros geralmente indicam firmeza de carácter e grande dedicação àqueles que amam. Alguns dos exemplos mais conhecidos são Seiya, Shiryuu e Shunrei (Cavaleiros do Zodíaco), Rei (Sailor Marte, de Sailor Moon), Goku e Chichi (Dragonball Z), Ash e Brock (Pokemon) ou, do lado dos “maus”, Vegeta e C17 (Dragonball Z), entre outros.

2

Usar a cor dos cabelos como indicador de personalidade não é nenhuma inovação. No ocidente, cabelos loiros são frequentemente associados à luz, aos anjos e à bondade. Por outro lado, cabelos ruivos são muitas vezes usados para indicar propensão à maldade e à cólera. No caso das mulheres, diz-se que os homens preferem as loiras e casam com as morenas, mas são fascinados pelas ruivas, que têm a fama de um temperamento forte e passional.

A idéia de cabelos “cor de fogo” ligados a uma forte personalidade feminina parece ser a regra no imaginário dos mangaka (criadores de manga), pois vermelho (ou castanho avermelhado) é a cor reservada aos personagens femininos de grande força, coragem e determinação. Alguns exemplos são Hikaru (Rayearth), Marin (Cavaleiros do Zodíaco), Misty (Pokemon), Molly (Monster Rancher), entre outras. O mais interessante é que cabelos vermelhos também são usados para transmitir a ideia de um personagem masculino dono de um corpo delicado e de uma beleza quase feminina, sendo mesmo muitas vezes confundido com uma mulher, como é o caso de Kurama (Yu Yu Hakusho) e Kenshin (Rurouni Kenshin/Samurai X). No caso de Kenshin, o próprio autor comenta que a figura real na qual Kenshin foi baseado é a de um guerreiro pequeno e delicado, que muitas vezes se passava por uma mulher.

Os cabelos loiros são também a marca de um personagem considerado belo. É o caso de Hyouga (Cavaleiros do Zodíaco), Leiga (Shurato), Gateau (Bakuretsu Hunter), Zoicite e Sailor Vénus (Sailor Moon), C18 (Dragonball Z) entre outros. Muitas vezes cabelos loiros são utilizados para acentuar nobreza, suavidade e maneiras aristocráticas, principalmente em mulheres, como no caso de Amy e Princesa Esmeralda (Rayearth) ou Vishnu (Shurato), mas não somente, como podemos ver por Shaka (Cavaleiros do Zodíaco) e Vega (Street Fighter II) . No entanto, cabelos que se tornam loiros (geralmente acompanhados por uma mudança na cor dos olhos, que se tornam azuis ou verdes) indicam um gigantesco aumento na força de um personagem, como no caso de Karasu durante o torneio de Yu Yu Hakusho e Goku, Vegeta e Trunks quando se tranformam em Super Sayajin (Dragonball Z).

3

Uma outra cor que aparece com frequência são cabelos brancos ou acinzentados, como os de Malachite/Kunzite em Sailor Moon, Mu de Áries em Cavaleiros do Zodíaco, Gai em Shurato, às vezes com uma leve coloração rosa ou lilás. No ocidente, tais cabelos são geralmente associados a velhice e fraqueza. Nos mangas e animes, o único traço em comum com essa idéia é a de que os personagens com essa cor de cabelo têm grande poder espiritual, inteligência e auto-controle, que no oriente são considerados atributos da maturidade. Tais personagens, embora extremamente poderosos, geralmente evitam envolver-se em lutas, procuram impor-se pela sabedoria e mantém-se calmos em quaisquer situações, o que muitas vezes tem raízes em dificuldades emocionais que os tornam frios e distantes.

Muitos personagens têm cabelos azuis e essa cor aparece nos mais variados tons: desde o quase negro de Camus de Aquário (Cavaleiros do Zodíaco) até o quase cinza de Umi (Rayearth), passando pelo azul profundo de Tommy (Samuray Troopers) e do azul desbotado de Bulma (Dragonball Z). Pode-se perceber que há uma certa correspondência entre o tom de azul e a força e o caráter dos personagens: quanto mais escuro, geralmente indica maior poder, força física ou agressividade; quanto mais claro, geralmente indica menor força e/ou maior sensibilidade. O azul-claro é freqüentemente usado para personagens femininos, mas também aparece em personagens masculinos quando se quer acentuar seu caráter mais delicado, como em Aphrodite de Peixes (Cavaleiros do Zodíaco).

O mesmo se aplica aos casos de cabelos verdes, como os de Shun de Andrómeda e Sheena (Cavaleiros do Zodíaco). Cabelos cor-de-rosa são geralmente reservados a mulheres frágeis e personagens sensíveis, menos violentos. Os diversos tons de azul, verde e rosa geralmente aparecem em personagens mais fracos na hierarquia dos grupos ou menos importantes nas histórias.

Cabelos castanhos, claros ou escuros, colocam-se numa posição entre o vermelho e o loiro na “escala de força”. Geralmente são destinados a personagens fortes, mas de comportamento moderado, como o Hyouga (Shurato). No entanto, personagens de cabelos castanhos por vezes apresentam comportamentos extremos, ou seja demasiado impulsivos ou passionais como Neferite e Sailor Júpiter (Sailor Moon), ou quietos e sensíveis como Trowa em (Gundam Wing).

Outro aspecto interessante é o facto do anime Digimon não ter nenhum personagem principal com cabelos pretos, mas sim diversos com tons de castanho, o que não é muito comum em animes mais antigos. Este facto curioso leva-nos a deixar uma pergunta no ar… Será que o facto de Digimon ter sido criado na esteira de Pokemon e que o seu sucesso mundial fez dele um “anime de exportação”, no qual o público ocidental se identificaria mais facilmente com figuras de cabelos castanhos?

Podem continuar a ler a segunda parte do artigo seguindo o link.

Escrito por: Selma Meireles

6 comments
    1. Ângela

      A primeira é do Guilty Crown, a 3ª do Mirai Nikki, 4ª (gajo) Fairy Tale, 5ª Naruto. Os outros vou confirmar com a autora do artigo 🙂 Desculpa pela demora na resposta! (Ângela)

    2. holdine

      da esquerda para direita:
      1º Inori – Guilty Crown
      2º Salvo engano é um cara de Haikyuu
      3º Yuno Gasai – Mirai Nikki
      4º Natsu Dragneel – Fairy Tail
      5º Haruno Sakura – Naruto
      6º Lucy – Elfen Lied
      7º Madoka – Mahou Shoujo Madoka Magika
      8º Salvo engano é de Utena.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Connect with Facebook

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.