Loading...
AnimeArtigosCinema

As Melhores Curtas de Animação de 2013

Começo o ano com um artigo para os fãs de Animação, trazendo-vos algumas curtas que estrearam o ano passado no Nishikata’s Best Japanese Indie Animation Shorts 2013. Uma vez que, como em muitos outros países os meios de distribuição de curtas não é o melhor, como refere a autora Catherine Munroe Hotes, estas curtas apenas foram exibidas em festivais japoneses e europeus. Algumas delas estão programadas para serem lançadas em DvD em breve.

kickheart

Kick-Heart de Yuasa Masaaki é uma curta de 12 minutos baseada num estilo surreal, contando a história de um wrestler profissional, Romeo Maki, que se apaixona por uma freira. O filme estreou em 2013 e já foi exibido em 27 festivais, vencendo 18 prémios por todo o Mundo, entre eles o de Melhor Curta de Animação no Fantasia International Film Fest – Montreal e o de Melhor Design no Animation Block Party Brooklyn. Embora o filme ainda não tenha sido lançado em DvD, o trailer está disponível no Vimeo.

combustible

Combustible (também conhecido como Hi no Yojin) é uma adaptação do manga com o mesmo nome criado por Katsuhiro Otomo em 1994, agora adaptado para animação pelo mesmo criador. O filme que conta uma história de amor durante o período Edo, estreou em 2012 e já ganhou vários prémios entre eles o de Melhor Animação no Japan Media Arts Festival e o Prémio Noburo Ofuji no Mainichi Concours.

Podem encontrar Combustible na Antologia Short Peace, lançada em 2013 com mais três curtas dos animadores Shuhei Morita, Hiraki Ando e Hajime Katoki. Deixo-vos também o trailer oficial.

futon

Futon é a curta minimalista de Yoriko Mizushiri que explora o lado sensual da relação de uma mulher com o seu colchão. Venceu alguns prémios quer nacional quer internacionalmente incluindo o Prémio Renzo Kinoshita no Hiroshima Festival e o de Revelação do Ano no Japan Media Arts Festival, tornando-o numa dar curtas animadas mais populares de 2013 segundo a Cartoon Brew.

A curta pode ser encontrada no Volume 1 da L’Animation Indépendante Japonaise e o trailer oficial pode ser visto no Youtube.

childsoldier

Ninja and Soldier (2012) é o mais recente trabalho do animador experimental Isamu Hirabayashi. Os personagens principais, dois rapazes de 8 anos, são desenhados com rabiscos enquanto o fundo se inspira num estilo mais tradicional japonês. A história segue Ken (um ninja) e Nito (uma criança soldado do Congo que foi obrigado a matar a própria mãe) mostrando os actos cruéis de que a Humanidade é capaz através dos olhos de duas crianças. Podem ver o trailer oficial de Ninja and Soldier no Youtube.

Recruit Rhapsody Maho Yoshida

A aluna de Artes da Universidade de Tokyo Maho Yoshida surpreende o Mundo em 2012 com a sua curta Recruit Rhapsody, uma viagem que vai desde a vida de aluno até à “caça de emprego”. O filme, cuja protagonista se assemelha à criadora, não possui diálogos tornando-o de facto numa obra internacional. Podem ver a curta completa no Youtube.

bridge

Usando um estilo mais psicadélico, erótico e espiritual, o artista pop Keiichi Tanaami leva-nos numa viagem até à sua Imaginação através de Red Colored Bridge (2012) onde a ponte vermelha (entrada para o Paraíso) encontrada em muitos jardins tradicionais japoneses serve de passam para este mundo fantástico. O filme pode ser encontrado igualmente no Volume 1 do L’Animation Indépendante Japonaise e o seu trailer pode ser visto no Youtube.

maze

 Maze é a curta inovadora produzida pelos TOCHKA (a dupla de Takeshi Nagata e Kazue Monno) usando a animação PiKa PiKa, numa grelha de 12×4 quadrados, que consiste numa equipa de assistentes com luzes de cores diferentes a colorir os blocos, tudo numa coreografia rigorosa. O filme pode ser encontrado também no Volume 1 da L’Animation Indépendante Japonaise e o trailer está no Youtube.

columbus

Fruto de mais uma dupla é Columbos, realizada pelos dois professores de Arte e Design da Universidade de Kyoto, Hiroki Okamura e Takumi Kawai (Kawai + Okamura). Como o nome indica, Columbos é inspirado na série de televisão sobre o dectective Columbo. Para além do uso de marionetas animadas, a curta conta também com uma incrível utilização de iluminação, efeitos especiais e coreografias. Quem estiver interessado pode encontrar o filme no Volume 1 do L’Animation Indépendante Japonaise e o trailer oficial está no Youtube.

airyme

Airy Me é um videoclip criado em 2013 pela animadora Yoko Kuno para a música da cantora Cuushe. A curta leva-nos numa viagem até à Psicosis, ou seja, uma perda de contacto com o Mundo Real, uma jornada ao Mundo dos Sonhos. Podem ver o vídeo completo no Youtube.

anomalies

A Animação Experimental Anomalies do conhecido Atsushi Wada, financiada pelo Animate Projects, conta com o estilo de animação já muito próprio do criador e diz-se que os seus fãs reconhecerão muitas das personagens de Anomalies. Podem ver o filme completo na Net Worked Blog.

yamazakii

Yamasuki Yamazaki é uma curta de 2013 criada pela Shishi Yamazaki inspirada nas curvas femininas, flores de cerejeira e pela música de Jean Kluger e Daniel Vangarde (pai do Thomas Bangalter dos Daft Punk). Podem ver a curta completa no canal da animadora.

Escrito por: Ângela Costa

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Connect with Facebook

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.