Loading...
AnimeCulturaNotícias

CIUHCT comemora os 20 anos do filme Mononoke Hime

O Centro Interuniversitário de História da Ciência e Tecnologia (CIUHCT) com o apoio do Museu do Oriente e da Fundação Oriente organiza um evento de entrada livre das 13h30 às 19h no Museu do Oriente para celebrar o 20º aniversário do filme Mononoke Hime (A Princesa Mononoke na edição portuguesa) realizado pelo mestre Hayao Miyazaki e o seu Studio Ghibli.

Esta longa metragem realizada em 1997 (que por coincidência ou não é a data da criação do Clubotaku) é um trabalho fundamental da animação japonesa do século XX. Esta celebração pretende também promover uma reflexão crítica sobre temas de tecnociência, natureza, género e sociedade. Além da projecção do filme o evento conta com a participação de duas convidadas especialissimas: Susan Napier e Kotani Mari.

Susan J. Napier (Universidade de Tufts, EUA) é professora do programa japonês na Universidade Tufts. É uma celebrada estudiosa de literatura japonesa e crítica de cultura popular japonesa, escrevendo extensivamente sobre a obra de Hayao Miyazaki e outros trabalhos importantes da banda desenhada, animação e comunidades de fãs japonesas.

Kotani Mari (Meiji University, Japão) é crítica de ficção científica e palestrante convidada na Escola de Informação e Comunicação da Universidade Meiji. Os seus trabalhos sobre anime e manga oferecem uma perspetiva feminista sobre a cultura popular japonesa. O seu primeiro livro, Techno-Gynesis: The Political Unconscious of Feminist Science Fiction (1994) ganhou o 15º Prémio de Ficção Científica do Japão, e o Evangelion as the Immaculate Virgin (1997) vendeu mais de 80 000 cópias. Entre trabalhos mais recentes, conta-se Techno-Gothic (2005). É fundadora da Associação Japonesa de Ficção Científica Feminista e Fantasia, e a primeira cosplayer documentada no Japão.

Deixamos o programa para os interessados:

13:30 — Recepção
14:00 — Visionamento do Filme
16:30 — Palestras por Susan Napier e Kotani Mari
17h45 — Mesa-Redonda

Para mais informações podem aceder ao site oficial do evento em: http://ciuhct.org/20-aniversario-princesa-mononoke

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Connect with Facebook