Loading...
AnimeArtigos

Kachou Ouji – Hard Rock Save the Space

Tanaka Oji tem uma vida triste. Todos os dias vai trabalhar. Tem uma mulher e um filho pequeno. O que ninguém sabe é que num passado remoto ele era o guitarrista de uma banda de rock! E a verdade é que Oji tem saudades disso…

Quando uma nova colega de escritório lhe diz que precisa dele para tocar guitarra num grande palco, não hesita em aceitar! Mal sabe ele que a sua música é o que activa uma arma super poderosa intergaláctica, que poderá definir o rumo de uma guerra espacial que poderá mesmo vir a destruir o planeta Terra!

Kachou Ouji – Hard Rock Save the Space (課長王子 no título original) é um anime simpático, sem grandes pretensões, que nos mostra um personagem a crescer e a perceber cada vez mais sobre si próprio e sobre que rumo quer dar à sua vida. É também um anime cheio de momentos engraçados, em especial quando Tanaka Oji não consegue coadunar a sua vida secreta de “rocker” galáctico com a sua vida familiar.

É um anime interessante devido a estes momentos e baseia-se, então, sobretudo na sua personagem. Para o espectador um dos aspectos mais interessantes é sem dúvida no crescimento que vamos assistindo do personagem ao longo da série e depois vê-lo a tomar um novo rumo para a sua vida baseado nas coisas que realmente deseja e que teve de abandonar para se inserir na sociedade que o esperava.

No entanto, talvez tudo isto tivesse feito mais sentido se não houvesse o elemento da ficção científica.

A arte não é especialmente boa, se bem que fizeram um trabalho interessante no design dos personagens, que não são especialmente bonitos, mas também não são especialmente feios. São pessoas normais com vidas normais, o que adiciona toda uma nova perspectiva a estas situações. A animação digital é arcaica e pareceu-me desnecessária. No entanto, existem algumas cenas mais experimentais, sobretudo nos momentos musicais, em que há uma mistura de traços e cores muito curiosa, que dá um efeito quase psicadélico a estes “concertos”

Musicalmente, temos uma banda sonora muito interessante, baseada sobretudo em tonalidades de guitarra e isto confirma-se logo quando ouvimos o tema de abertura “Cautionary Warning” de John Sykes, músico que trabalhou com os Thin Lizzy e Whitesnake. O tema de encerramento “Yappari Onna no Hoga Iiya (I Like To Be A Woman After All)” é da “desconhecida” cantora Riyu Konaka. Durante a série a música é usada com mestria, dando todo um ambiente melancólico ao anime, conjugado com a paleta de cores um pouco escura.

A série Kachou Ouji tem 13 episódios e foi transmitida no Japão em 1999 e realizado por Yasuhito Kikuchi (Infinite Stratos, Kurogane Communication) com a produção dos estúdios Anime International Company, mais conhecidos pela sua sigla AIC.

Um anime vintage que me deu gosto ver e que poderia recomendar a pessoas que busquem animes sobre música ou que já viram Beck, Detroit Metal City ou mesmo Nana.

Escrito por: Carol Louve

One comment
  1. Trivant

    concordo em gênero e grau pois já vi Beck, Detroit Metal City e Nana.
    E devo dizer que fico triste por animes tao bons quanto estes não serem digamos valorizados pois são em meno ria esse anime por exemplo de 1999 e achei por acidente ,talvez no pais do sol nascente esse gênero não seja tao popular uma pena .

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Connect with Facebook