Loading...
AnimeNotícias

Morreu “metade” do Studio Ghibli

Hoje é e vai ser de certeza um dos dias mais tristes de 2018 para os fãs da animação mundial em geral e japonesa em especial. Isao Takahata, co-fundador do Studio Ghibli e realizador de filmes de animação tão emblemáticos como Grave of the Fireflies, faleceu hoje no hospital de Tóquio aos 82 anos, de acordo com várias fontes de notícias japonesas.

A sua distinta e longa carreira como produtor, realizador e animador começou nos anos 50, quando começou a trabalhar na Toei Animation como assistente. Foi lá que conheceu o seu maior e melhor amigo e companheiro de trabalho, o grande Hayao Miyazaki, com quem mais tarde fundou o Studio Ghibli juntamente com Toshio Suzuki.

São vários os animes que tiveram a mão e arte de Takahata como produtor, realizador e mesmo argumentista. Depois de produzir Nausicaa de (1984) e Laputa (1986), Takahata dirigiu Grave of the Fireflies (Hotaru no Haka no original e que teve tradução para português como O Túmulo dos Pirilampos), um brilhante e devastador drama da Segunda Guerra Mundial que recebeu aclamação universal e que deixo aqui o meu comentário que foi sem dúvida o filme mais triste que vi na vida incluindo com os de imagem real.

Entre 1991 e 2013, Takahata dirigiu Only Yesterday, Pom Poko, My Neighbours the Yamadas e The Tale of Princess Kayuga, o último dos quais foi indicado ao Oscar e todos eles foram transmitidos recentemente no canal 2 da televisão portuguesa.

Conta-se que ele esteve a trabalhar até o ano de 2016. Alegadamente, a saúde de Takahata começou a diminuir no ano passado devido a um problema cardíaco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Connect with Facebook