Loading...
AnimeArtigos

Tonkatsu DJ Agetarō

Tonkatsu DJ Agetarō

Tonkatsu é um prato tradicional japonês. É uma espécie de panado de porco cortado às fatias, normalmente servido acompanhado de repolho cortado em fatias bastante finas (podem ler mais sobre este prato noutro artigo deste site). O que é que isto tem a ver com a arte de ser DJ? À primeira vista nada, mas no mundo deste bizarro anime, as duas coisas têm uma relação mais íntima do que seria de esperar.

“Tonkatsu DJ Agetarō” (とんかつDJアゲ太郎) é uma série anime baseada no manga com o mesmo nome da dupla lipyao/Yūjirō Koyama. A história anda à volta da vida de Agetarō Katsumata, um jovem japonês que trabalha contrariado no restaurante de Tonkatsu do seu pai. Um dia, após ser chamado para entregar uma encomenda numa discoteca em Shibuya, o mesmo descobre às similaridades que há entre confeccionar o prato que o seu pai serve no restaurante da família e a técnica utilizada pelos DJs quando estão a passar música.

Nesse momento, e inspirado pela performance do grande DJ Big Master Fly (lendo-se Furai em japonês, similar a Fry, acho que dá para perceber o trocadilho…), Agetarō decide tornar-se DJ, encarando o trabalho no restaurante do seu pai com novos olhos pois vê neste uma oportunidade para evoluir a sua técnica como DJ.

Nesta jornada bizarra, o nosso herói vai ser acompanhado por outros personagens não menos carismáticos. Shuugo Shibori é um fornecedor de toalhas que adora a cena de clubbing de Shibuya, Gorou Mizokuru é o dono de uma loja de discos que não possui a capacidade de comunicar com mulheres, DJ Oily (Oiri, sim, outro trocadilho) é um DJ experiente que se torna mentor de Agetarō a troca de comida. Há também outros personagens menos recorrentes que vão aparecendo ao longo da série, sempre ligados ao mundo de uma das profissões do personagem principal.

Eu sinceramente não sei nada sobre ser DJ, mas a abordagem que a série tem à temática é bastante cómica, nunca no entanto ridicularizando o assunto em que se foca. Agetarō, no princípio da série, é também um completo ignorante quanto a tudo o que revolve a actividade de ser DJ.

Tonkatsu DJ Agetarō

Nos primeiros episódios são apresentados vários elementos principais do meio. A vida nocturna de Tokyo, a variação de estilos entre DJs, os vários estilos de música electrónica, o digging de discos e algumas técnicas de trabalhar com o gira-discos são alguns dos temas abordados durante a série. A abordagem a estes temas é feita de forma bastante cómica, com Agetarō a encontrar sempre pontos de comparação na gastronomia japonesa com qualquer informação que esteja relacionada com o disc-jockeying.

A série conta apenas com doze episódios de curta duração, com cerca de nove minutos cada. Esta curta duração dos episódios faz com que os mesmos funcionam quase como um sketch, focando-se num tema específico e tentando tirar o maior partido cómico possível deste. Apesar dos episódios funcionarem de forma independente, há sempre uma certa continuidade na série, mostrando a evolução do personagem principal neste novo meio.

Tonkatsu DJ Agetarō

Em termos mais técnicos, a animação é bastante fiel ao desenho do manga, parecendo um pouco “rudimentar” quando comparado com o normal da indústria de hoje em dia. Na minha opinião, esta adequa-se perfeitamente ao perfil da série, ajudando o tom cómico e bem disposto da mesma. A banda sonora é bastante porreira, especialmente as músicas que Agetarō vai pondo nos seus sets, que são deveras cativantes.

Encontrei esta série completamente ao acaso e foi uma boa surpresa. É uma comédia bastante competente sobre uma temática que é muito pouco abordada na animação japonesa (e mesmo no geral não há muitas séries que se baseiem neste tema). É uma pena ser de tão curta duração, havendo espaço para uma segunda temporada na minha opinião.

Site oficial da série: http://tonkatsudj.tokyo/

Escrito por: Nuno Rocha

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Connect with Facebook

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.