Loading...
ArtigosDesporto

8 factos dos J. O. de Tóquio 1964

Agora que os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro terminaram, começa neste momento a contagem decrescente em direcção ao ano de 2020. Mas antes de começarmos a pensar no futuro, o ClubOtaku faz uma viagem aos primeiros Jogos Olímpicos realizados no país do Sol Nascente no ano de 1964.

1. Tokyo 1964

1A cerimónia de abertura realizou-se a 10 de Outubro de 1964. Os Jogos Olímpicos duraram 14 dias, e teve a sua cerimónia de encerramento a 24 de Outubro de 1964. As olimpíadas foram chamadas oficialmente de “Os Jogos da Décima Oitava Olimpíada” (第十八回オリンピック競技大会, leia-se Dai Juuhachikai Orinpikku Kyougi Taikai).

2. Pira olímpica

2Foi acessa por Yoshinori Sakai que nasceu no dia do bombardeamento da cidade de Hiroshima (6 de Agosto de 1945). Ele simbolizava a reconstrução do Japão pós-guerra e do regresso da paz.

3. 1940 > 1964 > 2020

3Apesar do Japão ter ganho a realização dos Jogos em 1940 que se iriam realizar entre 21 de Setembro e 6 de Outubro, estes não vieram a acontecer por causa da Segunda Grande Guerra. Os Jogos Olímpicos de Tóquio em 1964 foram os primeiros a serem realizados no continente asiático. Participaram 5151 atletas de 93 países. Em 2020, os Jogos voltarão à capital japonesa.

4. Tôkyô orinpikku

4Foram também os primeiros jogos a terem transmissão televisiva ao nível internacional. Os Jogos também tiveram direito a um filme em formato de documentário intitulado “Tokyo Olimpiad” (Tôkyô orinpikku, título original), de Kon Ichikawa, o realizador do “estranho” documentário Topo Gigio and the Missile War – トッポジージョのボタン戦争 de 1967.

5. Novas modalidades

5O judo, o pentatlo e o voleibol feminino foram introduzidos pela primeira vez nos Jogos e a selecção japonesa feminina venceu a final contra a antiga União Soviética por 3 a 0. O pavilhão construído para a modalidade do voley também foi usado para concertos, a como nota de curiosidade foram os Beatles que tocaram

6. Abebe Bikila

6Abebe Bikila da Etiópia tornou-se o primeiro atleta da história dos Jogos a vencer por duas vezes a Maratona Olímpica. A primeira vez tinha sido nos anteriores jogos (1960) onde correu descalço.

7. Don Schollander

7Há semelhança destes jogos com Michael Phelps (USA) também o atleta que obteve mais sucesso foi o americano Don Schollander que ganhou 4 medalhas de ouro e obteve 3 records do mundo.

8. Tōkaidō Shinkansen

8Nove dias antes dos Jogos iniciarem foi inaugurada a linha Tōkaidō Shinkansen que ligava a capital japonesa a Nagoya e Osaka.
Actualmente a linha tem 17 estações e é a linha que tem o comboio mais veloz do mundo.

Outros factos e curiosidades haverão nestes que foram os primeiros Jogos Olímpicos disputados em continente asiático, contudo, é tempo de começar a pensar em fazer as malas e viajar até Toquio. Voltamos a falar daqui a 4 anos ^_^

Escrito por: Fernando Ferreira

2 comments
Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Connect with Facebook