Com a estreia da série Samurai Gourmet na Netflix (ver notícia) e o fantástico programa Pesadelo na Cozinha da TVI, lembrei-me de um dorama (nome dado ás séries televisivas japonesas) que vi recentemente apesar ter estreado no Japão há 10 anos.

Bambino! (バンビーノ!) é um dorama de temática gastronómica baseado no popular manga da autoria de Sekiya Tetsuji e que segue os passos de um cozinheiro que chega à capital japonesa com o objectvo de se tornar um grand chef.

Ban Shogo (interpretado pelo famoso actor Matsumoto Jun) é um jovem cozinheiro num restaurante italiano situado na zona de Fukuoka. Um dia oferecem-lhe a oportunidade de trabalhar num dos melhores restaurantes italianos de Roppongi (zona de Tóquio muito conhecida pela sua vida nocturna). Sem hesitar, aceita o convite mesmo que tenha que se separar da sua namorada Eri (interpretada pela bonita Kazue Fukiishi).

É já no famoso restaurante que Ban Shogo se dá conta que isto da alta cozinha é muito mais complexo do que ele pensava, no entanto nada o fará parar, pelo contrário, ele ambiciona sim chegar ao nível de alguns dos seus colegas de cozinha como são Katori Nozomi (Sata Ryuta) ou Hibino Asuka (Karina).

Para o ajudar nesta caminhada gastronómica Ban Shogo tem o proprietário do restaurante Shishido Tekkan (Ichimura Masachika) e o chefe de cozinha Yonamine Tsukasa (Kitamura Kazuki) sempre prontos a ajudar e a dar-lhe uma palavra de ânimo.

Destacamos a interpretação de um dos actores mais querido pelo público feminino, Matsumoto Jun desempenha na perfeição o seu papel de jovem cozinheiro de grandes ambições, e realçamos o facto de o personagem falar com o dialecto de Fukuoka, zona de onde provém o actor.

Também Sato Ryuta também tem uma boa interpretação, sobre tudo porque estamos habituados a vê-lo em papeis de comédia ligeira. Mas em Bambino! quem merece os louros de representação é Kitamura Kazuki no seu papel de chefe de cozinha, que embora tenha algo de teatral e exagerado, dá-lhe um toque bastante humano.

O dorama estreou em 2007 (Abril-Junho) e era transmitido todas as quartas-feiras pelas 22h na cadeira televisiva NTV. Teve um total de 11 episódios como é habitual neste tipo de séries. O tema de abertura “We can make it!” teve a responsabilidade da super boysband ARASHI.

Se gostam de gastronomia, então Bambino! é um dorama para verem, degustarem e saberem como se vive numa cozinha de alta gastronomia. Só me resta dizer, ittadakimasu!!!

Escrito por: Fernando Ferreira