Loading...
ArtigosDesporto

Chiba Lotte Marines

À semelhança de outros países no Japão o desporto rei ainda não é o futebol. Os japoneses ainda preferem o desporto “inventado” nos Estados Unidos no século XIX. O seu gosto pela modalidade e os imensos praticantes fazem deste país uma grande potência do baseball mundial. Uma das equipas mais conhecidas do Japão são os Marines Chiba Lotte (千葉ロッテマリーンズ), que têm actualmente o seu quartel general em Chiba na região de Kanto e são patrocinados pela empresa Lotte.

A equipa dos Marines apareceu em 1950, mas nasceu com outro nome de baptismo. O nome inicial da equipa era Orions Mainichi, e foi um dos membros inaugurais da Liga do Pacífico. Os fuzileiros navais ganharam o campeonato inaugural Japan Series no ano em que se fundaram.

1

Oito anos depois os Orions Mainichi fundiram-se com os Daiei Unions e assim nasceram os Daimai Orions. Mas passados outros oito anos (1964) voltaram a mudar de nome desta vez para Orions Tokyo, e mais tarde Lotte Orions em 1969. Até 1972 o estádio da equipa situava-se no centro da capital japonesa. De 1973 a 1977, a Lotte Orions armaram malas e bagagens para a cidade de Sendai. Durante a sua estadia em Sendai, o ano de 1974, foi histórico para os Lotte Orions pois eles venceram os Chunichi Dragons, tornando-se a primeira equipa da Pacific League para vencer a série em dez anos como os Yomiuri Giants tinham reivindicado os anteriores nove títulos.

Em 1978, a equipa volta para a área de Tóquio, fixando-se em Kawasaki no entanto ainda não é desta que decide acentar raízes. Após 14 anos (1992), os Lotte Marines decidem voltar a mudar de cidade e escolhem a cidade de Chiba, situada na costa oriental da Baía de Tóquio. Com a mudança também a equipa é novamente baptizada. O nome escolhido foi Chiba Lotte Marines.

Durante este anos os Chiba Lotte Marines não conseguiram chegar novamente à Japan Series. Até que em 2005 sob o comando do americano Booby Valentine a equipa começa a temporada em primeiro lugar mas caiu aos pés dos Fukuoka Softbank Hawks. Mesmo assim os fuzileiros navais qualificam-se para a Japan Series depois de um jejum de 31 anos.

Na Japan Series, os Marines cilindraram os Hanshin Tigers em quatro jogos. A aparente facilidade com que os Marines derrotaram os Tigres levou a que as entidades responsáveis pela modalidade debatesse a necessidade de criar um sistema de playoff na Central League, o que veio a aconteceu a quando da criação da Climax Series em 2007. Os fuzileiros passaram a derrota da Coréia do Sul Samsung Lions na rodada final das Konami Cup Championships.

2

Em 2010, os Chiba Lotte Marines conquistam o terceiro lugar no último dia da temporada para ganhar uma vaga na Climax Series e tornam-se a primeira equipa a terminar em terceiro lugar e a ganhar a Climax Series que os levaram a enfrentar os Chunichi Dragons na Japan Series. Os fuzileiros derrotaram os Dragons em sete jogos, com um total de quatro vitórias, duas derrotas e um empate, vencendo assim o seu segundo Japan Series em 10 anos.

Durante estes anos todos, os Chiba Lotte Marines tiveram alguns jogadores que merecem ser destacados como os casos de Hideki Irabu, Masahide Kobayashi, Satoru Komiyama (que abandonou a competição em 2009), Choji Murata (eleito o Japanese Baseball Hall of Fame em 2005). Além de japoneses a equipa também teve alguns estrangeiros provinientes dos Estados Unidos, Coreia do Sul, Républica Dominicana e Panamá.

Em todas as equipas existe um número fetiche e os Chiba Lotte Marines não podiam ser a excepção. O 26 é considerado o número do adepto, o “vigésimo sexto jogador” do banco à semelhança que acontece com o número 12 no futebol. Um dos sócios mais famoso dos fuzileiros navais é Kamenashi Kazuya (亀梨和也), também conhecido como Kame ou K². Kazuya é um multifacetado artista, actor, produtor, apresentador de televisão e membro do grupo KAT-TUN. Ele recebeu a camisola 26 e teve a honra de lançar a primeira bola no jogo inaugural da Pacific League em 2009 na cidade de Chiba City contra os Fukuoka SoftBank Hawks.

3

E sendo o Japão também um país de mascotes é natural que a equipa de baseball tivesse uma. Mas os Chiba Lotte Marines não têm uma mas sim quatro mascotes: Zu-chan (ズゥちゃん) é a mais nova das mascotes, Mar-Kun (o irmão mais velho), Rine é a mascote feminina e mais recentemente nasceu Cool (クール) um pinguim.

Escrito por: Fernando Ferreira

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Connect with Facebook