Loading...
ArtigosDorama

Hiru no Sentozake

A facilidade com que algumas obras japonesas criam histórias interessantes a partir de pressupostos muito simples é uma das características que mais me atrai nas criações artísticas com origem no Japão. Obras como Kodoku no Gurume (孤独のグルメ), Wakakozake (ワカコ酒) ou Samurai Gourmet têm como foco da sua história analisar os protagonistas a desfrutar dos simples prazeres da vida, normalmente associados aos interesses gastronómicos destes. Hiru no Sentozake (昼のセント酒) é uma série que também se encontra dentro desta temática.

Baseada na obra homónima do autor Masayuki Kusumi, Hiru no Sentozake é uma série de doze episódios produzida pela TV Tokyo que se foca no dia a dia de Takauki Utsumi (Shigeyuki Totsugi), um jovem vendedor de uma empresa de publicidade. Utsumi não é propriamente bom no seu trabalho, sendo mesmo o pior vendedor da empresa onde trabalha. Sem grande talento comercial, Utsumi distrai-se frequentemente durante o horário de trabalho com a sua verdadeira paixão: descontrair num dos muitos banhos públicos (Sento) que existem em Tokyo e de seguida ir desfrutar de uma refeição leve acompanhada de uma cerveja fresca.

É a partir deste pressuposto simples que todos os episódios de Hiru no Sentozake são construídos. Um episódio começa normalmente com Utsumi a sair do escritório para ir ter uma reunião com um cliente, tendo algumas vezes sucesso na venda dos seus serviços e outras nem tanto. Quando acaba a reunião com o cliente, Utsumi encontra frequentemente um sento, o que o faz entrar em conflito consigo mesmo por querer desfrutar de um banho durante o horário de trabalho. Utsumi acaba sempre por cair na tentação, desculpando-se com algum evento anterior que justifica, a seu ver, esta visita. Após o banho, Utsumi desfruta de uma bebida e uma refeição num restaurante local, até ser finalmente contactado pela sua superior que deseja saber o seu paradeiro.

A série é repetitiva, mas curiosamente não é cansativa. Mesmo utilizando o mesmo formato de história em todos os episódios, os detalhes que os diferenciam são vitais para manter o interesse do espectador. Utsumi desloca-se a um sento e restaurante diferente em todos os episódios, analisando detalhadamente os pormenores tanto dos sento que visita como das refeições que consome. Se a análise de refeições é comum neste tipo de séries, o foco nos sento é muito interessante. A decoração, tipos de banhos diferentes e a etiqueta que deve ser seguida nestes locais são tudo pormenores que o protagonista da série examina em detalhe ao longo dos doze episódios desta primeira temporada.

Utsumi é um protagonista simpático e humilde, cuja ética de trabalho não é das melhores. Põe constantemente o prazer em frente do trabalho, mas a maneira inocente como o faz com que seja um personagem com quem facilmente se cria empatia.

Uma das melhores características da série é ser bastante relaxante. Sem grandes dramas e reviravoltas na história, é a série perfeita para se ver após um longo dia de trabalho. A vontade de ir a um sento após cada episódio é grande, pois a série faz um excelente trabalho ao retratar estes como os melhores sítios para relaxar em todo o Japão.

Shigeyuki Totsugi, que faz o papel de Utsumi, é o foco principal da série, aparecendo no ecrã durante quase todos os momentos. A sua patroa (Akiko Yagi) e colegas de escritório também são presença assídua, aparecendo normalmente no início de cada episódio, servindo como uma espécie de muleta para arrancar a história. Visto que todos os episódios se passam em sento diferentes, o número de personagens convidados da série é enorme e varia em todos os episódios, entrando Utsumi normalmente em conversa com outros clientes destes locais.

A produção da série é similar a de Kodoku no Gurume, até porque Hiru no Sentozake partilha alguns dos produtores dessa série. A banda sonora está a cargo dos The Screen Tones, que também são responsáveis pela banda sonora de Kodoku no Gurume, voltando aqui a fazer um belíssimo trabalho de acompanhamento musical das aventuras do protagonista.

Hiru no Sentozake é uma série para os apreciadores de cultura e gastronomia japonesa. Não acontece grande coisa durante a série, mas a maneira simples e relaxante como os episódios são construídos torna-a a meu ver numa série bastante satisfatória que dá vontade de seguir o estilo de vida do protagonista.

Escrito por: Nuno Rocha

One comment
Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Connect with Facebook