Quem conhece um pouco da cozinha do país do SOl Nascente ou quem já fez sushi em casa de certeza que este utensílio de cozinha é-lhe familiar. Na culinária japonesa, uma makisu (巻き簾) é provavelmente um dos utensílios mais utilizados.

1

Esta é feita com palitos ou tiras de bambu e que estão unidas por um cordão de algodão. Existem vários modelos makisu, mas as dimensões standard são de 25×25 cm, porém esse tamanho pode variar. Há duas variações, uma com tiras de bambu finas e outras com grossas. Especialistas consideram a com tiras grossas mais versátil, enquanto a fina é feita especialmente para makizushi.

Alguns cozinheiros cobrem sua makisu com uma película de plástico para reduzir o esforço na limpeza, mas também existem alguns casos em que uma makisu deve ser revestida com película de plástico, antes de ser usada. Esta situação acontece quando é utilizado para fazer uma variante de sushi que têm arroz na parte externa.

2

Nos casos em que a película não é utilizada, é importante para lavar e secar o tapete cuidadosamente após cada utilização, para impedir que as bactérias se desenvolvam e cresçam sobre e entre as ripas de madeira.

Mas a makisu não serve apenas para ajudar a fazer o sushi. Outra utilidade desta esteira de bambu é servir para retirar a água em excesso dos alimentos. Para isso, enrola-se o respectivo alimento na esteira e aperta-se até que a água saia toda ou quase toda do alimento.

As makisu são vendidas separadamente e/ou como parte de kits de preparação de sushi. Estes kits são úteis para as pessoas que pretendem começar a tentar fazer o seu próprio sushi em casa. Quando são vendidos à parte, normalmente têm um custo bastante baixo no entanto existem alguns modelos mais caros que são feitas de silicone em vez de madeira.

3

Aqui em Portugal podemos encontrar makisu (feitas com ripas finas) à venda nas lojas de material de cozinha japonesa ou então em algumas lojas de chineses embora estas sejam de uma qualidade muito menor.

Escrito por: Fernando Ferreira