Loading...
ArtigosGastronomia

Nikuman

Quando foram importados para o Japão o nome desses bolos mudou, dependendo do recheio. Um dos mais conhecidos é o Nikuman. “Niku” em japonês significa carne e “Man” significa pão ou bolo. O Nikuman é um bolo de massa de pão com recheio salgado, à base de carne e legumes, com tempero de molho de ostra e óleo de gergelim, cozido a vapor.

Além do Nikuman, existem outros que têm a mesma fórmula mudando apenas os recheios: Butaman (recheio de carne de porco), Anman (azuki, uma variedade de feijão vermelho), Kareman (caril) e são alguns dos mais conhecidos e cujo os nomes foram adaptados pelos japoneses.

É frequente encontrarmos nas ruas japonesas durante os meses de Setembro até ao final do Inverno pequenos Yattai (pequenas rolotes onde vendem comida na rua) onde o Nikuman é confeccionado ou então nos “combini” (nome dado às lojas de conveniência), onde são mantidos quentes.

O Nikuman é relativamente fácil de fazer por isso para os fãs da gastronomia nipónica deixamos aqui a receita para experimentarem e saboream esta iguaria.

Massa:
Farinha de Trigo
Fermento seco
Açucar
Sal
Óleo

Peneire as farinha com o fermento. Junte os restantes ingredientes até que se fique uma massa. Despeje a massa na mesa e bata até ficar lisa e elástica (cerca de 10 minutos).
Cubra com película plástica e deixe repousar 25~30 minutos.

Recheio:
Carne picada
Cebolinha
Shiitake seco
Bambu
Gengibre
Shoyu
Sal
Sake
Oleo de Gergelim

Misture todos os ingredientes muito bem e divida porções. Depois faça bolinhas para facilitar o recheio.
Abra cada bolinha com rolo na mesa levemente enfarinhada até ficar com 12cm de diâmetro. Coloque o recheio no centro e feche puxando um pedaço da massa para cima. Vá pegando uma porção da massa ao lado e puxando como se fossem pétalas. No final, troça a ponta e coloque sobre um pedaço de papel manteiga cortado num quadrado de 15cm.

Faça o mesmo com o resto das bolas de massa. Cubra com pano e deixe fermentar novamente em lugar abafado por 20 minutos. Coloque água numa grande panela para o banho-maria e leve ao lume. Quando terminar o descanso da massa, ajeite os bolinhos sobre a grade da panela, deixando um espaço entre eles porque crescem durante o cozimento.

Se tiverem aquelas panelas próprias para cozer a vapor feitas de bambu, é só tapar e deixar 10 minutos. Se usarem uma panela comum, tampem-na com um pano para que água acumulada não caia em cima do nikuman. Depois é tapar e deixar cozinhar por 10 minutos.

Por fim é comê-los enquanto estão quentes porque sabem melhor. Também podem ser congelados embrulhando-os cum uma película plástica. Depois basta aquecer no microondas.

Enquanto esperam pelos vossos nikuman, podem divertir-se um bocado com este jogo totalmente gratuíto inspirado nesta iguaria japonesa.
Bom apetite ou como dizem lá no Japão… Ittedakimasu.

Autor: Fernando Ferreira

3 comments
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Connect with Facebook

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.