Loading...
ArtigosGastronomia

Teishoku

Nestes últimos tempos tenho tido muitos amigos que decidem ir passar uns dias de férias ao país do Sol Nascente, e uma das coisas que me estão sempre a perguntar é se as refeições diárias no Japão são caras. Por isso, decidi escrever sobre o Teishoku (定食), um tipo de refeição barata e fácil de encontrar no Japão.

Andando pelas ruas de Tóquio ou outras cidades japoneses é fácil encontrar restaurantes (chamados de teishoku-ya) que ofereçam este tipo de refeição denominada Teishoku. São restaurantes casuais onde podemos entrar para um almoço ou jantar rápido, ao contrário dos menus à la carte, onde os pratos individuais são escolhidos. Nestes teishoku-ya apeanas escolhemos o que desejamos para prato principal, o arroz e a sopa vêm automaticamente com ele.

A palavra japonesa significa numa tradução livre “conjunto de alimentos pré-escolhidos”, e geralmente inclui uma 茶わん (chawan/tigela) de 御飯 (gohan/arroz), uma tigela de 味噌汁 (missoshiru/sopa de miso), ou outro caldo,漬物 (tsukemono/conserva) algumas fatias de 刺身 (sashimi) e um peixe grelhado, geralmente Anchova ou Salmão. Mas também em alguns lugares, podemos encontrar outros menus com vários pratos adicionais.

Os tipos mais comuns de alimentos oferecidos a Teishoku são os grelhados, frutos do mar, pratos feitos com a massa japonesa e pratos chineses. Grelhados podem ser de carne, peixe ou frango. Um dos grelhados mais comuns é o salmão grelhado em molho de soja. Os pratos de massa comum pode ser incluídos ao Teishoku são (饂飩) udon e (拉麺) ramen. Por último, também podemos encontrar os famosos pasteis usados na culinária chinesa, e que no Japão, são conhecidos como (餃子) gyōza.

Também é comum nestes restaurantes termos o teishoku do dia – ou higawari teishoku em japonês – nos menus do almoço. Estas são as especialidades diárias de cada casa e oferençem-nos a oportunidade de comer vegetais ou peixe sazonais sem gastar muito dinheiro. Estas promoções e refeições mais baratas geralmente são colocadas na entrada dos restaurantes, por isso, não é fácil enganarem-se… Outra dica para estes restaurantes é caso a emanta/menu esteja em japonês procurem estes dois kanji: 定食. Encontramos quase sempre depois de um nome de um prato, por exemplo, Tonkatsu ou peixe frito, isto significa que é o prato principal que vem com o conjunto.

Mas nem só os restaurantes japoneses tradicionais e restaurantes de estilo cafeteria são os únicos que oferecem Teishoku. Existem vários restaurantes de diversos tipos em todo o Japão que oferecem almoços ou jantares especiais. Também em locais como restaurantes italianos e os “ファミレス” (Faamiresu/restaurantes familiares) podemos encontrar versões deste Teishoku.

Por estes motivos, o Teishoku é sempre uma boa aposta, porque os alimentos dos menus mais populares muitas vezes são oferecidos em conjuntos, por isso, se não sabem o que pedir, esta pode ser uma excelente solução. Além do mais e como é quase toda a comida japonesa é saudável e reconfortante.

Escrito por: Fernando Ferreira

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Connect with Facebook