Loading...
CinemaNotícias

Ama-san na RTP2 este sábado

É já no próximo sábado (dia 17 de Agosto) pelas 16h50 que a RTP2 irá transmitir o excelente filme/documentário sobre as mulheres mais bonitas e corajosas do mundo: o Ama-San (海女さん). O documentário de Cláudia Varejão acompanha o quotidiano de três japonesas que mergulham em apneia nos mares do Japão, arriscando a vida em busca de ostras, algas e outros tesouros do mar.

Fica aqui a sinopse e o trailer para verem: “Um mergulho, a luz do sol do meio-dia atravessa a água a pique. O ar que está nos pulmões terá que chegar até que se consiga arrancar o haliote às rochas do fundo do Oceano Pacifico e finalmente subir para respirar outra vez. Sem o auxílio de botija de ar ou outra ferramenta que potencie a capacidade de permanecer debaixo de água, todo o corpo é convocado a atingir o seu limite. Estes mergulhos são dados no Japão há mais de 2000 anos pelas Ama-San, literalmente, mulheres do mar que na cultura japonesa ocupam um lugar especial, sendo reverenciadas e ao mesmo tempo, incompreendidas.
As Ama-San conquistaram o estatuto de coletoras e cuidadoras, questionando não só o papel da mulher na sociedade oriental como a própria natureza feminina. Este filme acompanha o quotidiano de três mulheres, de idades distintas, que há 30 anos mergulham juntas numa pequena vila piscatória da Península de Shima. Rodado entre o silencioso mundo subaquático e a vida rural no exterior, este olhar resulta num retrato único de uma tradição que se antecipa em extinção. A média de idades das mulheres que hoje ainda mergulham situa-se entre os 50 e os 85 anos”.

Este filme que já percorreu mundo em diversos festivais de cinema ganhando alguns prémios foi também vencedor do Prémio Ingreme/Doclisboa para Melhor Filme da Competição Portuguesa (2016).

Quem não teve oportunidade de ver o filme nas salas de cinema, esta será uma excelente oportunidade para não perdermos este excelente filme/documentário e conhecermos um pouco mais desta cultura do País do Sol Nascente, por isso, desde já desejamos que tenham um óptimo mergulho!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Connect with Facebook

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.