Loading...
CinemaNotícias

Curso de cinema japonês em Lisboa

Os interessados e curiosos pelo cinema japonês poderão agora saber um pouco mais com um curso dedicado à 7ª Arte do País do Sol Nascente que se vai leccionar no próximo mês em Lisboa.

A partir do dia 9 de Outubro até 13 de Novembro vai realizar-se no Atelier de Lisboa um curso de cinema japonês com o título: “Cinema e fotografia no Japão: do pós-guerra aos dias de hoje” e que terá como formadores dois especialistas na área do cinema, da fotografia e da cultura japonesa Luís Mendonça e Miguel Patrício e também terá como convidados Alexandre Alagôa, André Príncipe e David Pinho Barros.

O curso dá a estudar autores pouco – ou não completamente bem – representados na historiografia “oficial” do cinema e da fotografia, tais como (da fotografia) Eikoh Hosoe, Shomei Tomatsu, Takuma Nakahira, Daido Moriyama, Nobuyoshi Araki e Hiroshi Sugimoto, e (do cinema) Shûji Terayama, Shôhei Imamura, Kôji Wakamatsu, Takashi Ito, Toshio Matsumoto e Kiyoshi Kurosawa.

Da fotografia para o cinema, do cinema para a fotografia, procuraremos isolar – para expandir – a originalidade do caso japonês, com o intuito de, numa segunda instância, iluminarmos contiguidades interessantes com o cinema e a fotografia “ocidentais”, ampliando e diversificando a família das nossas referências. As aulas baseiam-se sempre numa articulação original entre a exposição crítica de saberes e a exibição devidamente contextualizada de filmes do cinema japonês que problematizam a sua “precedência fotográfica”. Alguns dos filmes serão mostrados na íntegra e na sua maioria estes são títulos inéditos mostrados pela primeira vez em Portugal.

Para mais informações poderão visitar o site: https://dossierarkadin.wordpress.com/2018/06/14/curso-cinema-e-fotografia-no-japao-do-pos-guerra-aos-dias-de-hoje/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Connect with Facebook