Loading...
CinemaNotícias

Faleceu a actriz Kyo Machiko

Faleceu ontem Kyo Machiko (京マチ子), uma das grandes actrizes da sétima arte do país do Sol Nascente que representou importantes papeis em filmes de referência como o caso de “Rashomon”, de Akira Kurosawa ou “Ugetsu Monogatari” (“Contos de Ugetsu”), realizado por Kenji Mizoguchi. Segundo a Toho Co., a actriz morreu num hospital da capital japonesa vítima de insuficiência cardíaca. Tinha 95 anos.

Kyo, cujo nome verdadeiro era Motoko Yano, começou sua carreira artística como bailarina e em 1949 começa a trabalhar com a Daiei Co., uma grande produtora de filmes na época, onde rapidamente subiu ao estrelato com o filme “Chijin no Ai” (“Amor por um idiota”). Nativa de Osaka, a actriz foi apelidada de “Actriz do Grand Prix”, por ter ganho imensos prémios em festivais de cinema fora do Japão. Destacam-se os prémios para os filmes “Rashomon” vencedor do Leão de Ouro no Festival de Veneza em 1951 e “Gate of Hell”, realizado por Teinosuke Kinugasa, que recebeu o grande prémio no Festival de Cannes em 1954.

Para quem gosta de cinema clássico e não conhece a fantástica actriz que era Machiko Kyo, aconselhamos a verem os filmes “Rashomon” e “Ugetsu Monogatari” que tornaram esta estrela do cinema japonês e mundial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Connect with Facebook

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.