É mais um grande nome da cultura japonesa que nos deixa, Tsunehiko Watase faleceu ontem (14 de Março) no hospital após doença prolongada. Tinha 72 anos de idade.

Tsunehiko Watase (渡瀬恒彦) começou a sua carreira de actor em 1971 com o filme Sympathy for the Underdog (博徒外人部隊 – Bakuto-Gaijin Butai), um filme de yakuza realizado e escrito por Kinji Fukasaku (Battle Royale).

Em 1978 ganha o prémio de melhor actor secundário na segunda edição do Japan Academy Prize com o filme The Incident (事件 – Jinken) e em 1980, participa em Virus (復活の日 – Fukkatsu no hi), mais um filme realizado por Kinji Fukasaku com uma temática de ficção-científica pós-apocaliptica. Este talvez tenha sido o filme que o levou mais para a ribalta da sétima arte por ter contracenado com alguns actores ocidentais.

O seu último filme foi Tsurikichi Sanpei (2009), no entanto, apesar de ter deixado o cinema a sua carreira de actor continuava bastante activa em dorama (as famosas “telenovelas” japonesas) em especial na série Keishicho Sosa Ikka 9 Gakari (警視庁捜査一課9係) que estreou em 2006 e que já vai na sua décima primeira temporada.

O actor foi casado com a actriz Reiko Ohara (大原 麗子) falecida em 2009 e era irmão mais novo de outro grande actor, Tetsuya Wataru.