Loading...
CulturaNotícias

160 anos das Relações Diplomáticas entre o Japão e Portugal

A Embaixada do Japão em Portugal publicou ontem no seu site oficial a notícia da comemoração dos 160 anos das Relações Diplomáticas entre o Japão e Portugal desde a assinatura do Tratado de Paz, Amizade e Comércio, celebrado a 3 de Agosto de 1860.

A recepção da inauguração foi realizada no dia 20 de Janeiro (segunda-feira) na residência do Embaixador do Japão e na cerimónia estiveram presentes uma delegação do Grupo Parlamentar de Amizade Japão-Portugal chefiada pelo Sr. ETO Seishiro (ex-vice-presidente da Câmara dos Deputados) e do Senhor Secretário de Estado para a Internacionalização, Dr. Eurico Brilhante Dias, para além da presença de distintos representantes da área política, económica e cultural. No final houve uma demonstração do SUMIE (caligrafia) pelo Sr. NAGATA Mitsuru.

Também para assinalar esta data tão importante para os dois países foi apresentado o logotipo comemorativo (que podemos ver na imagem no topo do artigo) que irá identificar todas os eventos relacionados com esta amizade e longevidade das relações entre o Japão e Portugal. No seu site oficial podemos ler o seguinte texto:

“O conceito que está subjacente ao processo criativo é a ideia de “tecer relações”; é por isso que o grafismo assume a simplicidade de pequenos fios (tão característicos da delicadeza artística do MIZUHIKI japonês) que criam uma multiplicidade de laços, nós, enfeites, aqui sintetizados no símbolo do infinito – presente de forma implícita.

Este “entrelaçar” compõe-se com as iniciais “J” Japão e o “P” de Portugal, numa dinâmica aberta e contínua, sem barreiras, respeitando a singularidade de cada um e acolhendo a riqueza da diversidade do outro, num encontro positivo e construtivo.

As relações construídas ao longo da história, que contam já com vários séculos, foram sendo pontuadas, construídas e reforçadas com o contributo contínuo de ambos os países, aqui representados na simplicidade das flores de (cerejeira) sakura japonesas e na liberdade do voo das nossas gaivotas! Contudo, é nesta onda dourada – dinâmica e robusta – das relações diplomáticas, que se aproximam distâncias, se sustentam acções e se celebram 160 anos de relações!

As três cores escolhidas procuram ser igualmente simbólicas e identitárias: o vermelho associado à bandeira japonesa, mas também portuguesa, símbolo de força e vida; o verde/azul-turquesa, procura fundir o verde esperança com o azul do mar, elementos determinantes que tornaram possível o encontro das duas culturas. O “dourado” enquanto símbolo inequívoco de prosperidade, de algo valioso e duradouro, como estes 160 anos de relações diplomáticas que se querem celebrar”.

Fiquemos à espera de saber quais serão os eventos comemorativos para este ano e assim que tivermos mais novidades colocarmos aqui no site.

2 comments
  1. Mário Cardoso

    Boa tarde,

    Seria interessante recuperar, para esta importante celebração da amizade entre nações a memória de um espectáculo que contou com a participação de artistas de ambos os países. Refiro-me ao Nanban Matsuri de Agueda Sena e Carlos Avilez realizado na Osaka 70. Este episódio histórico teve um profundo impacto mas infelizmente caiu no esquecimento. Em Portugal não existe informação de relevo mas creio que a organização da feira registou, pelo menos, o espectáculo épico como testemunha Carlos Avilez, seu produtor. Fica a ideia e caso possa ser-vos útil disponham. Mário Cardoso

    1. t3tsuo

      Agradeço o seu comentário. Seria interessante sim, mas nós (ClubOtaku) não temos nada a ver com a organização das comemorações dos 160 anos das relações PT/JP. A melhor forma para recuperar esse espectáculo seria abordarem a própria Embaixada do Japão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Connect with Facebook

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.