Loading...
CulturacuriosidadesGastronomia

5 aperitivos japoneses para beber com cerveja

Numa altura em que no mundo e em especial em Portugal está na moda a cerveja artesanal e também porque descobri uma cerveja com wasabi, decidimos mostrar quais os aperitivos preferidos dos japoneses enquanto bebem uma cerveja.

No país do Sol Nascente os aperitivos têm o nome de otsumami (おつまみ), um termo que se refere à comida que pode ser acompanhada com álcool. Originalmente a palavra vem da aglutinação das palavra saka (sake = álcool) e na (comida). Estes podem ser servidos como entradas em celebrações mais importantes, ou então servidos para acompanhar uma boa cerveja ou um copo de saquê numa qualquer izakaya (居酒屋).

Além de serem servidos nas izakaya, estes aperitivos também encontram-se facilmente nos kombini (as famosas lojas de conveniência abertas 24h).

Aqui em Portugal, alguns destes aperitivos podem ser encontrados em lojas especializadas em alimentos orientais.


Wasabi Endou (わさびえんどう)

É provavelmente o aperitivo mais conhecido entre os portugueses e o que mais facilmente se encontra à venda por cá. Estas ervilhas tostadas podem ter vários sabores mais o mais comum é do de wasabi. O gosto é picante e ideal para ser acompanhado por uma cerveja.


Edamame (枝豆)

Refere-se aos feijões de soja jovens colhidos nos ramos que depois são fervidos em água com sal. Há também que os cozinhe com alho. Podem ler mais sobre este aperitivo seguindo o link.


Tsukemono (漬物)

É a palavra japonesa para certos alimentos que são tradicionalmente condicionados por processos de desidratação ou conservação em fluidos – como vinagre ou ácido cítrico. Há vários tipos de alimentos utilizados para conservas no mundo gastronômico oriental, como o Gari-gengibre, pepino-japonês, a acelga e umeboshi.


Kaki no tane (柿の種)

Também chamado de kakipii (de 柿 kaki, ‘caqui’, e ピー pii, do inglês peanut – amendoim em português). É um aperitivo que tem como dois ingredientes principais: o kaki-no-tane (pequenos fragmentos de senbei em forma de meia lua) e o amendoim. Consome-se bastante bem com uma boa cerveja gelada.


Saki ika (さきイカ)

É o parente mais novo e versão comercial da velhinha lula seca ou do Surume (スルメ) que antigamente era comida sem normalmente sem ter esta conotação de aperitivo para bebida.

Há um ditado japonês (噛めば噛むほど味が出る) que podemos traduzir como “Quanto mais mastigas, mais sabores saírão”. E acho que este ditado diz tudo do que são estes aperitivos japoneses. E vocês já experimentaram algum?
Kanpai!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Connect with Facebook