Loading...
ArtigosCultura

5 principais raças de cães japoneses

Todos sabem que os japoneses adoram gatos e estes são, possivelmente, o animal “oficial” do país do Sol Nascente – basta lembrar que dois dos símbolos nacionais embaixadores da cultura mais pop deste país são a Hello Kitty e o Doraemon. Apesar de os gatos liderarem as preferências, os japoneses não conseguem ficar indiferentes aos cães e ao seu charme doce e fiel, por isso decidimos mostrar 5 das principais raças japonesas destes patudos.

Hokkaido-Ken


Originário da ilha de Hokkaido (norte do Japão), o Hokkaido Ken (北海道犬) tem um tamanho médio e chega a pesar uns 20 kg. Por ter que suportar um clima mais severo do que os seus “parentes” do sul, tem uma camada espessa de pêlos macios. A esta raça também podemos chamar de Dō-ken ou Ainu-ken (do nome da antiga população indígena que vive no Japão). Consta que esta raça acompanhou os Ainu na caminhada para Hokkaido durante o período da invasão da península coreana.
Embora tenha um pêlo de cor branca por causa do clima rigoroso e da terra coberta de neve, é possível encontrar nesta região espécimes castanhos, avermelhados ou até cinzentos.

Akita-Inu


É talvez a raça mais conhecida no Japão nestes últimos anos, talvez por causa da bonita história do famoso Hachiko (公チ公). Originário da região montanhosa ao norte do Japão, o Akita Inu (あきた犬) tem a cauda enrolada e peluda, a sua altura varia entre os 60 e 66 cm e tem uma expectativa de vida entre os 11-15 anos. São conotados como símbolos do amor e lealdade ao seu dono. Um verdadeiro e perfeito parceiro para toda a vida!
Existe uma variante da raça japonesa, que é a americana. Esta raça desenvolveu-se durante e após o decorrer da Segunda Guerra Mundial, quando o exército americano, tendo entrado em contato com a raça Akita, ficou tão ligado a ela que trouxeram alguns espécimes para os EUA.

Shiba-inu


É nas áreas montanhosas centrais do país que podemos encontrar o Shiba-inu ( 柴犬). Não só é de constituição atlética semelhante ao Akita-inu como também muitas vezes tem a cor do seu pêlo idêntica. É uma das seis raças nativas japonesas e uma das mais antigas, tendo muito provavelmente sido introduzida no Japão pela China.
Ao longo dos anos, o Shiba-inu esteve quase em vias de extinção , atingindo apenas três linhagens em todo o país, por volta dos anos da Segunda Guerra Mundial. Depois deste período, as entidades oficiais decidiram apostar na criação e recuperação da raça, chegando mesmo a a apostar na sua divulgação no Ocidente para ajudar em todo este processo de não extinção da espécie.

Kai-Ken


O nome Kai vem de um distrito remoto e isolado na prefeitura de Yamanashi. O Kai Ken (甲斐) é uma raça de porte médio extremamente rara, mesmo na sua região de origem e é definida como a espécie mais antiga e mais pura desenvolvida no Japão. Tem um temperamento mordaz e uma forte tendência para se agrupar em matilhas, o que facilita a manutenção da sua população e a pureza da raça.
É também chamado de Tora-inu e, consoante a variação da cor do seu pêlo, tem outros nomes: Aka-tora (tigre vermelho) ou Kuro-tora (tigre preto). Habitualmente esta raça é usada para caçar ursos e veados. Foi considerada monumento natural em 1934.

Tosa-Inu


Fisicamente diferente de qualquer outra raça referida nesta lista, o Tosa Inu (土佐闘犬) é uma raça da província de Tosa e estes cães são conhecidos como lutadores, resultados dos cruzamentos entre raças ocidentais e o Shikoku inu. São cães de tamanho grande com um porte imponente e constituição robusta. Os machos possuem no mínimo 60 cm na altura; já as fêmeas atingem no máximo 55 cm. As colorações habituais desta raça são: vermelho, preto e tigrado. Apesar do seu tamanho e fama, ele é um cão brincalhão e calmo, adequado para toda a família.
Somente em 1972 foi permitida a sua exportação pelo governo japonês. No entanto, continua a ser extremamente difícil encontrar estes cães fora do arquipélago.

E quem, tendo um cão, se poderá algum dia queixar da falta de um amigo?

Escrito por: Fernando Ferreira

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Connect with Facebook

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.