Loading...
ArtigosCultura

Maneki Neko

Durante o século XVII, existia em Tóquio um templo com sérios problemas económicos e que tinha sido em tempos um tempo verdadeiramente de culto. O sacerdote desse templo era muito pobre, mas mesmo assim partilhava a escassa comida com o seu gato, Tama.

Um día, um homem bastante influente na região e de grande fortuna foi surpreendido por uma forte tempestade e refugiou-se debaixo de uma grande árvore que ficava junto do templo. Enquanto esperava que chegasse a bonança, tal e qual como diz o provérbio reparou que um gato fazia sinais para que se aproximasse da porta do templo. O espanto de tal situação foi tanto que rapidamente aproximou-se do templo para ver aquele gato singular. E nesse preciso momento, um raio caíu sobre a árvore que lhe tinha dado guarida durante uns minutos.

Coincidência ou não, o homem rico ficou amigo do pobre sacerdote, do gato e ajudou a que o templo prosperasse. Tempo depois, Tama morre, e recebe um funeral solene e foi enterrado no cemitério para gatos do Templo Goutokuji, e foi criado o Maneki Neko em sua homenagem. Este gato é considerado um talismã de boa sorte para todos os japoneses.

Outras das histórias que se defende para a origem desta figura vem da China, onde por volta do século IX comentava-se que se um gato conseguisse chegar com a pata à orelha enquanto lavava o focinho era sinal de que estavam para chegar visitas.Maneki Neko é um gato que tem uma das suas patas (generalmente a esquerda) levantada até à altura da orelha, fazendo um gesto de saudação, a palma da pata em movimentos de cima para baixo, ao contrário dos ocidentais. As estatuetas Maneki Neko, com uma pata levantada ” para atrair negócios” e com um Kãban (moeda antiga) na barriga “para atrair riqueza”, se tornaram símbolo popularíssimo de boa sorte, que se mantém até hoje.

Apesar de actualmente existirem nas mais variadas cores, materiais e tamanhos. As cores normalmente usadas são: branco, vermelho e preto, cores essas que tem significados: o preto serve para afastar os maus espíritos enquanto que o vermelho actua contra as doenças. Estes gatos costumam estar em estabelecimentos comerciais como por exemplo, restaurantes, bares ou lojas.

Também o carácter encantador do Maneki Neko faz com que seja bastante utilizado em anúncios publicitários e é associado ao dom da previsão devido à sensibilidade de previsão metereológica como referi anteriormente numa das possíveis histórias para o aparecimento do Maneki Neko.

Maneki Neko significa “gato que convida a entrar” em japonês. O movimento que faz com a sua pata transmite-nos uma mensagem, como nos estivesse a dizer “Entra, por favor. És bem-vindo”.

Autor: Fernando Ferreira

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Connect with Facebook