Loading...
ArtigosJogos

Ohajiki

É habitualmente jogado por todas as crianças japonesas, no entanto este jogo é mais jogado pelas meninas no Japão. O jogo “Ohajiki” (おはじき) vem da palavra japonesa “hajiku”, que significa “sacudir”. A palavra “Ohajiki” refere-se às peças especiais de mármore que são usadas para jogar o jogo.

Segundo relatos históricos sabemos que este jogo apareceu no Japão durante o Período Nara (710-794). Como muitas das coisas daquela altura este jogo foi trazido originalmente da China. O Período Nara foi sem dúvida um época do Japão que foi altamente influenciado pela China e em especial pelos monges viajantes. Além dos jogos, outros aspectos da cultura japonesa foi absorvido da China como por exemplo a linguagem, algumas artes e religião bem como outras outras coisas.

Enquanto as pedras usadas hoje em dia Ohajiki parecem bem polidas e brilhantes, o Ohajiki foi jogado pela primeira vez usando seixos que eram apanhados do chão ou das pedras que estavam à beira-rio. Daí a razão porque este jogo foi chamado inicialmente por “ishi-hajiki”, que poderíamos traduzir na língua de Camões para “pedra a bater”. Embora o jogo pudesse ser jogado em qualquer lugar e por qualquer pessoa devido à sua simplicidade, o Ohajiki era apenas jogado pela classe nobre, especialmente a corte imperial.

O jogo começa a perder a popularidade depois do Período Nara, no entanto, por volta do ano de 1603 e 1868, período que corresponde ao período Edo o jogo volta a aumentar de popularidade. É nesta altura também que as crianças em especial as do sexo feminino começam a gostar mais de jogar Ohajiki e também o jogo começa a espalhar-se não só pelo resto da classe nobre mas também por as restantes classes sociais das mais ricas às mais pobres. Uns anos mais tarde e depois de ter acontecido a Restauração Meiji os japoneses começaram a fabricar peças de Ohajiki com outros materiais como por exemplo o vidro para tornar a popularidade do jogo ainda maior.

Quanto às regras do jogo são bastante simples: Os jogadores têm que atirar alternadamente com os dedos pequenas peças em forma de moeda chamadas ohajiki para acertar nas outras peças.

Ficam as regras para quem quiser um dia experimentar:

– Todos os jogadores colocam o mesmo número de peças ohajiki numa superfície plana e depois fazem jan-ken-pon (pedra, papel e tesoura) para decidir quem será o primeiro a jogar.

– A primeira pessoa a dar uma volta reúne as peças de todos, usando uma mão, e depois espalha-as na superfície.

– O jogador escolhe duas peças e desenha uma linha imaginária entre elas para mostrar como pretende acertar uma na outra.

– Se o jogador acertar na peça como indicado, ele fica com ela. Caso contrário, avança para o próximo jogador. No final do jogo, a pessoa com mais peças é o vencedor.

Actualmente existem imensas variedades de peças de Ohajiki, desde as mais simples às decoradas com as nossas personagens de anime preferidas. Também são vendidas pequenas máquinas para que possamos personalizar os nossos Ohajiki. Enfim podemos encontrar imensas variedades para este jogo ou não estivesse-mos nós no Japão e na imensa terra do merchandise pop.

Se quiserem uma comparação este Ohajiki que agora facilmente encontramos à venda em qualquer loja de conveniência (Daiso, Seven Eleven ou outras) é um parente directo dos nossos jogos de berlindes ou para quem não tivesse forma de os arranjar, podia brincar com as caricas. Esta é mais uma forma de divertimento das crianças para fugirem às ofertas digitais e electrónicas que existem. E para os mais velhos uma forma de relembrarmos as velhas brincadeiras que fazíamos quando também fomos crianças.

E quem está disposto a uma partida de Ohajiki?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Connect with Facebook

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.