Que os japoneses adoram animais toda a gente sabe. Quem se interessa pela cultura japonesa também ja se apercebeu que um dos animais preferidos são os gatos, existe cafés com gatos, existem amuletos, lojas temáticas e até um dia especial do gato.

O que também há muito com gatos são os famosos mangás (livros de banda desenhada japonesa). Por isso decidimos fazer uma pequena lista com 10 do mangás mais conhecidos ou que já lemos aqui no ClubOtaku. A colocção dos títulos não tem qualquer ordem de preferência, por isso aqui vai a lista… nyan nyan.

01. What’s Michael? (ホワッツマイケル)

Foi publicada na revista Weekly Morning da editora Kodansha entre 1984 e 1989 com um total de nove volumes. Da autoria de Makoto Kobayashi, What’s Michael é um mangá que podemos dividir em duas partes: a primeira retrata a vida dos gatos com seus donos e a segunda leva-nos para um mundo onde os gatos recebem características antropomórficas. A série foi adaptada para versão animada pelo estúdio Kitty Films em quarenta e cinco episódios e transmitida no Japão pela TV Tokyo. Também teve direito a dois OVAs.

02. Bernie’s Drawing Diary (バーニーの絵日記)

Desenhado e escrito por Mineko, este mangá “one-shot” de apenas 6 capítulos poderia ser bem um primo afastado do clássico Peter Rabbit criado pela Beatrix Potter. Foi a estreia Mineco no mundo da edição e este mangá conta a história do que aconteceu depois que os seres humanos desapareceram do nosso planeta azul. Foi lançado em 2001.

03. Kyou no Nekomura-san (きょうの猫村さん)


Editado entre os anos de 2005 e 2011, este mangá é um 4-koma (nome dado às tiras no Japão). Com argumento e desenhos de Hoshi Yoriko, este mangá de estilo “Slice of Life” apresenta-nos a história de Nekomura, a governanta mais famosa do Japão personificada num gato e que trabalha numa casa de uma família da alta sociedade. Um mangá incomum com um óptimo sentido de humor e com um traço fora dos esteriótipos do mangá “comercial”.

04. Cat Diary: Yon and Muu (猫日記 よん&む),

Do grande mestre do mangá de terror Jinjo Ito, este título apresenta uma série de contos diários relatando as suas aventuras e desventuras com os gatos de sua noiva, Yon, um gato de família de aparência horrível, e Mu, um adorável gato da floresta norueguesa. O desenho mantém o seu estilo característico, para quem conhece os seus trabalhos anteriores como: Gyo e Uzumaki.

05. Neko Ramen (猫ラーメン)

Taishou é o dono dedicado e chef de uma pequena loja de ramen em Tóquio – e ele também é … um gato ?! Embora entusiasmados por dirigir o melhor restaurante possível, as habilidades culinárias felinas deixam muito a desejar. Foi originalmente publicada entre os anos de 2006 – 2012 e teve um total de cinco volumes. O mangá da autoria de Kenji Sonishi é no estilo 4-koma, ou seja, o equivalente às nossas tiras.

06. Louvre no Neko (ルーヴルの猫)

É o único mangá da lista que ainda não terminou e começou a ser publicado este ano. Como o próprio nome indica este título é uma história de gatos no Museu do Louvre (França). Taiyo Matsumoto (Sunny, Ping Pong) traz-nos a história de um grupo de gatos que vive em segredo no sótão do Museu para fugirem aos olhos humanos. No entanto, existe uma gatinha curiosa “Yukinooko” de decide aventurar-se pelo Museu.

07. Chi Sweet Home (チーズスイートホーム)

É uma série de 12 mangás escritos e ilustrados por Kanata Konami. Foram serializados na revista semanal Weeken Morning da Kodansha desde 2004. Uma gatinha com listas cinza e brancas perde-se da sua mãe e irmãos. Perdida a gatinha luta para encontrar sua família sem sucesso, em vez disso, é encontrado por um jovem, Youhei e pela sua mãe. Eles levam-na para casa, mesmo sabendo que os animais de estimação não são permitidos no seu prédio.

08. Poyopoyo Kansatsu Nikki (ポヨポヨ観察日記)

É uma bola? Uma almofada de sofá de forma estranha? Não… é um gato!! Em 2005 Tatsuki Ruu publica originalmente na revista Manga Life MOMO, mais tarde sai pela editora Takeshobo. PoyoPoyo como é carinhosamente chamado este mangá também é um 4-koma. A história começa quando Satou Moe regressa a casa bêbeda e tropeça num gato gordo, malhado e alaranjado num beco. No estado em que está nem pensa duas vezes em levá-lo, depois há que acatar a decisão…

09. Fuku Fuku:Kitten Tales (ふくふくふにゃ~ん子猫だにゃん)

Enganem-se aqueles que pensam que esta é a Chii. Esta é sim, a nova série do best seller do Chi’s Sweet Home. Mais um 4-koma que relata a vida de um gatinho e do seu dono. Para um jovem gatinho, até as coisas mais mundanas podem parecer excitantes (ou às vezes assustadoras). Um mangá em dois volumes e que foi publicado entre 2013 e 2015.

10. Kanojo to Kanojo no Neko (彼女と彼女の猫)

É o mangá mais pequeno da lista com apenas quatro capítulos, mas é de certeza uma das histórias mais bonitas. Desenhado pelo incontornável Makoto Shinkai, She and her cat no título em inglês conta a historia de uma jovem que encontra uma gata na rua e que a leva para casa. Esta de nome Chobi apaixona-se pela sua dona por causa da sua bondade e beleza. Ambas estão felizes com a vida e dizem em uníssono: “Este mundo, acho que gostamos”.

Muitos mais mangás existem editados, por isso se não viram aqui o vosso preferido deixem-nos um comentário e mais sugestões para ficarmos a conhecer e quem sabe se não fazemos uma segunda lista ^_^

Escrito por: Fernando Ferreira