Consta que até agora foram publicados mais de 170 títulos de manga sobre gastronomia, este estilo apelidado de gurume manga (gourmet manga) tem como pontos de destaque a comida, o cozinheiro e os ingredientes. Hoje o gorume manga consolidou-se como um importante género de banda desenhada japonesa, ao ponto de existirem revistas semanais a publicarem pelo menos um título gastronómico em série.

Por isso, deixamos aqui os primeiros 5 títulos que achamos que foram/são relevantes para este estilo de manga:

Totsugeki Ramen (突撃ラーメン)

1
Faleceu em Abril deste ano (2016) o autor deste manga que provavlemente criou o primeiro manga sobre comida narrados com cenários de guerra como pano de fundo. Mikiya Mochizuki foi o autor deste shounen manga gastronómico estavamos nós nos anos 70.

Cake, Cake, Cake (ケーキ ケーキ ケーキ)

2
Esta foi a resposta shoujo manga ao título anterior. Da autoria de Moto Hagio, o manga relata a história de uma jovem que não tem qualquer talento para cozinhar, mas adora bolos mais do que qualquer coisa no mundo. O seu amor pela doçaria leva-a Paris, onde se torna aprendiz de pasteleiro.

Oishimbo (美味しんぼ)

3
Dos cinco títulos este é provavelmente o mais conhecido. Oishimbo da autoria de Akira Hanasaki e Tetsu Kiriya foi lançado inicialmente na revista Big Comics em 1983 o manga ainda continua a ser editado sendo o sétimo manga mais lido no Japão. Foi um verdadeiro propulsor da gastronomia no Japão que chegou mesmo a mudar os hábitos japoneses começando-os a levar para os restaurantes para tratar de negócios, namorar ou mesmo levar a família. Hábito este que não era muito habitual nos ínicios da década de 80.

Kodoku no gurume (孤独のグルメ)

4
Com argumento de Masayuki Qusumi e desenhos do grande mestre Jiro Taniguchi: O manga apresenta-nos o senhor Inogashira Goro caixeiro-viajante de profissão e a sua constante busca de locais para comer. Uma viagem gastronómica ímpar. Podem ler aqui a resenha mais pormenorizada.

Shinya Shokudo (深夜食堂)

5
Lançado em 2006, a história deste manga é todo ambientado dentro de um bar situado num beco em Shinjuku. A casa está apenas aberta durante a noite e vai recebendo os clássicos habitantes da noite: mafiosos, donos de discotecas, prostitutas. Este título caiu no goto e no gosto popular e rapidamente teve direito a uma série de televisão transmitida no canal TBS.

Existem muitos mais títulos dedicados à gastronomia ou que têm a cozinha como elemento principal do argumento, por isso, não deverá demorar muito a publicarmos a parte II, porque depois de lermos isto tudo ficamos com tannnnntaaaaa fomeeeeeee… só me resta dizer ittadakimasu!!!

Escrito por: Fernando Ferreira