Apesar de ser do outro lado do mundo os japoneses também gostam de westerns que têm a sua acção no velho oeste americano, mas o gênero se expandiu para fronteiras além, como o espaço e o Japão futuro ou alternativo. Um dos primeiros títulos desta temática foi da autoria do apelidado “pai do manga moderno” Osamu Tezuka com o manga “one-shot”Angel Gunfighter (拳銃天使) publicado em 1949 pela editoraTokodo.

Deixamos uma lista de cinco desses manga que achamos que devem dar uma vista de olhos se gostarem deste género:

Grenadier (グレネーダー)

1Escrito e ilustrado por Soosuke Kaise, o manga Grenadier foi publicado originalmente na revista Shōnen Ace do grupo empresarial Kadokawa Shoten entre os anos de 2003 e 2006. Apesar deste mundo ser bastante similar ao Japão medieval, a série faz-nos lembrar o oeste pela existência das armas de fogo. A pistoleira (Senshi) Tendo Rushuna, o mercenário Kojima Yajirou e a “expert” em balões Kurenai Mikan seguem juntos numa jornada por este Japão medieval.

Gun Frontier (ガン フロンティア )

2Da autoria de Leiji Matsumoto este manga apresenta Tochiro Oyama, melhor amigo do herói clássico de Matsumoto, o Capitão Harlock, que por sua vez é retratado como um pistoleiro no Velho Oeste. A historia narra a viagem de Tochiro e Harlock pela “Fronteira sem Lei (Gun Frontier)” em busca dos habitantes de “Arroyo Samurai”, que foram massacrados pela organização do sinistro Darkmeister. O manga foi lançado em 1972 e é uma aventura de comédia ao contrário da ópera espacial, Captain Harlock.

Gun Blaze West (ガン ブレイズ ウエスト)

3Começou a ser publicado na revista semanal Shonen Jump da Shueisha em 2001. O manga da autoria de Nobuhiro Watsuki (Rurouni Kenshin) conta a aventura de Viu Bannes, um jovem pistoleiro que decide ir até Gun Blaze West, o lugar onde reza a lenda todos homens da lei e bandidos, são capazes de viver em paz, sem medo de violência. O manga foi publicado em três volumes.

Trigun (トライガン)

4É provavelmente o manga mais conhecido deste cinco. O manga escrito e desenhado por Yasuhiro Nightow em 1995 e três anos mais tarde vê a sua adaptação para a versão animada. Trigun conta as aventuras de Vash, um pacifista que evita as lutas ao máximo e evita matar, mas que todos os outros o vêem como sendo o pistoleiro mais temido de uma terra desértica, com uma recompensa de 60 bilhões duplos pela sua cabeça, e que também é tido como responsável pela destruição completa de uma cidade.

Emerald

5Um “one-shot” lançado em 2009 da autoria de Hiroaki Samura, o mesmo da famosa série Blade of the Immortal. O manga compila diversas pequenas histórias lançadas entre os anos de 2003 e 2009, e que nos mostra um história passada no mundo do Western, onde duas mulheres tentam sobreviver, num oeste dominado pelos homens. Podem saber mais sobre este manga lendo o artigo.

Há muito mais manga com esta temática, mas estes foram os que achamos que facilmente são encontrados nas livrarias por esse mundo fora. Até mesmo no Oeste ^_^ !!!

Escrito por: Fernando Ferreira