Loading...
MangaNotícias

Akira Toriyama e Naoki Urasawa nomeados para Eisner

Foi anunciado pela Comic-Con International na passada sexta-feira que dois dos grandes mangaka da actualidade foram nomeados para o grande prémio Eisner 2019 (o equivalente aos Óscar, mas neste caso no mundo da Banda Desenhada).

Os dois artistas japoneses estão num lote de 16 artistas mundiais fazem parte de uma selecção de 16 nomeados, quatro dos quais serão seleccionados por voto para entrar no Hall of Fame.

As votações serão efectuadas online por profissionais criativos que trabalham no meio: editores, donos de loja de Banda Desenhada, bibliotecários, entre outros. Estes irão eleger os quatro nomeados, e a votação terminará no dia 15 de Março.

Para quem não conhece estes dois autores de banda desenhada japonesa deixamos uma pequena biografia:

Toriyama debutou no mundo do mangá com a série, Dr. Slump, em 1980, que mais tarde inspirou dois animes de televisão e vários filmes. Mas o grande sucesso de Toriyama foi com Dragon Ball, que nasceu em 1984 e durou até 1995, e ainda hoje inspira sequelas de mangá, anime e spinoffs. Toriyama também é conhecido como o designer de personagens dos jogos Dragon Quest, Chrono Trigger e Blue Dragon.

Urasawa desenha mangás desde 1981. De entre os seus trabalhos destacamos: 20th Century Boys, Monster e Pluto (numa homenagem ao grande mestre Osamu Tezuka), além de colaborações como Master Keaton e Billy Bat. O Eisner Awards já premiou o mangá 20th Century Boys como a melhor edição dos EUA do prémio International Material – Asia duas vezes.

A lista de japoneses que já estão no Eisner Hall of Fame tem vindo a crescer de ano para ano. Até ao momento são estes que já estão no lote da fama: Osamu Tezuka (2002), Kazuo Koike (2004), Goseki Kojima (2004), Katsuhiro Otomo (2012) e Rumiko Takahashi (2018).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Connect with Facebook

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.