Loading...
ArtigosManga

I ♥ High School

Quem me segue pelo meu canal da NIJI TV (www.youtube.com/clubotaku) sabe que recentemente recebi um enorme pacote de mangá shoujo, e que também neste lote estava I ♥ High School (アイラブハイスクール, no título original), da autoria da mangaka Yokoyama Mayumi (横山真由美) que foi inicialmente lançada na revista Betsucomi e que mais tarde foi editada em de dois tomos pela Shogakukan.

Nesta comédia romântica e colegial, podemos encontrar facilmente os condimentos que todos esperamos ver num título shoujo/colegial, temos amizade, os amores de infância e os comentários mais atrevidos da picantes de uma juventude mais adulta… para criar toda a tensão ao longo da história.

Comecemos pelo ínicio da história, Megu e o seu grupo de amigos da escola primária foram atormentados durante seis anos por um rapaz que só fazia travessuras, chamado Yamato Onitzuka. A calma regressa ao grupo de amigos quando sem mais nem menos Yamato decide abandonar a cidade. Mas, o que aconteceria se regressasse à sua cidade, mas agora transformado num jovem galã e com muita vontade de reunir o seu grupo de “amigos” a quem ele gostava muito de fazer a vida negra?

É esta a premissa para este mangá de apenas dois volumes, que de certeza não fará a delicia de muitos leitores por não ter uma história muito original. Talvez a solução para a tornar mais interessante fosse explorar mais os esquemas que Yamato fazia para chatear os seus amigos; embora a autora nos tenha contado um pouco da história quando eles eram mais pequenos.

Para quem lê regularmente mangá shoujo, I ♥ High School é um romance “banal” como tantos outros. Podia ser interessante se os personagens não fossem tão planos e previsíveis que é sem dúvida, a principal causa do porquê do mangá decepcionar tanto. Temos romance a rodos, mas é mais do mesmo. Nos primeiros capítulos tudo é resolvido e depois, apesar de tentarem complicar as complicações, isso não é alcançado. Acho que teria sido melhor prolongar as complicações antes que os protagonistas estivessem juntos. Da mesma forma, não passei a acreditar no amor, mas admito que eles têm algumas cenas bonitas.

Quanto ao restante do grupo de amigos, outros pares secundários também são gerados entre eles, mas também não se destacaram. No entanto, nós apreciamos a mudança de ar ao longo do tempo e que nem tudo sempre girava em torno dos protagonistas.

Em relação ao humor, sim, consegui me divertir algumas vezes. Enquanto em muitos outros humor não me causou graça, devo admitir que o pouco que gostei desse mangá, foi por esses momentos que me fez sorrir.

O desenho é interessante, não é dos melhores que já vi dentro do género mas cumpre perfeitamente a sua função. Nota-se o cuidado da autora nos detalhes bem como nas sombras, texturas e outros grafismos. Talvez tenha sido este o ponto mais interessante do mangá.

Em suma, I ♥ High School da autoria de Yokoyama Mayumi (que se estreou como mangaka com Aitsu ni Koishita Yottsu no Wake em 2005, e que tem como série mais conhecida Galism – Renai Joutou 3 Shimai) é um daqueles mangás para passar o tempo e soltar alguns sorrisos e pouco mais. Lê-se bastante bem e não é só por serem apenas dois volumes.

Escrito por: Fernando Ferreira

One comment
Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Connect with Facebook