Nasceu a 13 de Outubro de 1958 e no inicio dos anos 80 decidiu rumar a Tóquio disposto a ficar famoso como baterista de uma banda de rock, no entanto, para ganhar algum dinheiro para se manter na capital japonesa começou a desenhar pequenas histórias de manga. Esta série de histórias curtas começou na década dos anos oitenta e foram publicados numa das mais famosas revistas da especialidade, a Shounen Jump. Os seus primeiros títulos publicados foram “Heart of Saturday Night”, “Panic on Orange Street” ou “Ikinari Kinsei Patrol”.

1

Em Outubro de 1984, começa a publicar ainda na Shounen Jump o manga “Kimagure Orange Road”, obra que o consagra como artista de manga. Aqueles primeiros trabalhos foram posteriormente compilados num único volume intitulado “Graffitti”. Finlizou K.O.R. Em 1988, e logo de imediato pôs mãos à obra e começou “Sesame Street” composto por quatro volumes e onde explora todas as novas tecnologias aplicadas ao manga.

Já no inicio dos anos 90, decide criar a “Genesis Digital Publishing” onde desenvolve as suas ideias para dar saída ao manga editado em formato CD-ROM. Com Kenji Terada, o argumentista da série K.O.R. Criam novas histórias em formato de “novel”. Também foi responsável pelo desenho de personagens para o jogo “Angel Graffitti”.

2

Através da Genesis Digital, edita cinco volumes de um manga em formato CD-Rom com o nome de “Comic On”, onde decide retomar as histórias de K.O.R., e junta novas criações como “Black Moon”, onde uma rapariga rebelde e “motard” atravessa um portal e chega a um estranho mundo de espadas e bruxaria, onde se misturam elementos da revolução industrial com cenas futuristas.

Depois Matsumoto (cujo nome real é Kazuya Terashima) decide voltar ao estilo “slice of life” e desenha “Apples”, um manga despoletado por um triangulo amoroso e “Kappa-neko”, uma paródia autobiográfica personificado por um demónio felino.

3

O último e mais recente trabalho de Matsumoto foi o manga “Magical Power Mako” que nos conta a história de Mako, uma rapariga do ano 3030 que viaja até a um ano bem mais perto do nosso, 2030.

Actualmente encontra-se retirado do mundo manga devido a uma doença derivado a um acidente de automóvel que teve há uns anos atrás.

Escrito por: Fernando Ferreira