Loading...
ArtigosManga

Karasawa Nawoki no Genjuu Jiten

Quem conhece o trabalho de Jiro Taniguchi através dos livros publicados em território nacional (O Homem que passeia e Diário do meu pai, para citar alguns) dificilmente pensaria que este mestre da banda desenhada japonesa pudesse abordar um livros como este que iremos falar neste artigo.

Publicado em 1998 pela Futabasha Publishers e com o título original 原獣事典 (Karasawa Nawoki no Genjuu Jiten ou na língua de Camões A Enciclopédia dos Animais Pré-Históricos) este manga de apenas um volume é escrito e desenhado por Jiro taniguchi e conta com os comentários científicos de Ryûichi Kaneko.

O autor convida-nos a dar Um mergulho no reino dos animais pré-históricos onde vamos encontrar um ambiente hostil. A lei do mais forte existe e cada espécie tenta sobreviver aos seus predadores.

O fascínio de Taniguchi para a natureza mais uma vez é aqui exprimida, com o virtuosismo do seu desenho. Os animais são e estão desenhados em perfeita medida anatómica (isto claro, segundo os registos científicos que existem) e as paisagens com um detalhe incrível como é habitual no trabalho de Taniguchi.

O inicio da leitura pode ser um bocado difícil por não estarmos habituados e este registo do autor, mas gradualmente vamos acostumando ao estilo pelas várias histórias curtas. Além do lado lúdico de lermos este livro, A Enciclopédia dos Animais da Pré-História tem também um lado educativo e aprendemos algumas coisas interessantes daquela época como por exemplo, como os ursos começaram a hibernar e se tornaram omnívoros.

Até ao momento ainda só existem as edições japonesa (a original) e como era de esperar a edição francesa, porque como sabem a França é o país fora do Japão onde é lançado mais mangá. Como foi referido inicialmente, este livro de Taniguchi foge um bocado as suas habituais temáticas no entanto a Natureza nunca é esquecida.

Por isso, até poderia dizer que este talvez seja o livro mais infantil do mangaka, se esquecermos a parte científica que pode afastar os leitores mais jovens.

Se quiseres saber um pouco mais sobre este mangá e ver algumas das imagens do seu interior podem dar um salto até à NIJI TV e verem o vídeo onde aparece esta A Enciclopédia dos Animais Pré-Históricos.

Escrito por: Fernando Ferreira

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Connect with Facebook

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.