Loading...
ArtigosManga

Manga de yomu jinsei ga tokimeku katazuke no mahō

Há uns meses, com a estreia da série na Netflix, o mundo ficou fascinado com o incrível mundo de Marie Kondo. A especialista japonesa em arrumação e limpeza veio mudar a relação de muita gente com o excesso de coisas que tinha em casa e introduziu uma forma revolucionária de dobrar e arrumar roupa que sem dúvida ajudou a poupar muito espaço nas gavetas cá de casa.

Agora que já passou algum tempo desde a loucura “Konmari”, decidi revisitar o trabalho dela através do seu guia em versão manga. Manga de yomu jinsei ga tokimeku katazuke no mahō (マンガで読む人生がときめく片づけの魔法) é a adaptação para manga da filosofia de Marie Kondo, que para além da série da Netflix conta também com mais quatro livros publicados e traduzidos para várias línguas.

A história do manga é baseada numa workaholic japonesa cuja vida privada e organização pessoal é lastimável. Embora seja uma boa profissional, Chiaki tem bastantes problemas a nível de relação amorosas e especialmente em manter a sua casa arrumada. Manter a casa arrumada é favor, pois a casa de Chiaki é apresentada no manga como uma autêntica bagunça, cheia de lixo e onde é praticamente impossível encontrar seja o que for.

Chiaki decide procurar ajuda profissional após o primeiro encontro com o seu novo vizinho, um rapaz bonito e charmoso que fica enojado ao ver as condições em que Chiaki vive. No entanto, e quando parecia já não haver esperança, Marie Kondo aparece para salvar o dia e transformar completamente a vida de Chiaki.

A nível de história, e principalmente porque a grande motivação da personagem principal para arrumar a casa é arranjar um namorado, pode ser um pouco questionável. No entanto, este manga funciona bastante bem como versão ilustrada da filosofia e método de Marie Kondo. Dividindo-se em várias partes, que para quem viu alguns episódios da série na Netflix reconhece como os vários passos do seu método, este manga vai ilustrando de forma detalhada, mas sem se tornar enfadonha, como mudar a relação que temos com os bens materiais em nossa casa.

Se a filosofia de Marie Kondo será fácil de entender a partir da leitura dos seus livros ou visualização da série, já a parte da arrumação, e principalmente o método de dobrar a roupa apresentado por esta, está muito bem ilustrado nesta versão manga, tornando-se bastante fácil de seguir para quem esteja interessado em revolucionar a forma de arrumação da sua gaveta das cuecas.

Manga de yomu jinsei ga tokimeku katazuke no mahō é na minha opinião a melhor forma de entrar em contacto com o trabalho de Marie Kondo. Eu que cheguei a ver alguns episódios da série de TV, rapidamente a comecei a achar um pouco repetitiva. No entanto, esta versão manga é como uma versão resumida do seu método, que abrange todos os pontos principais e que pode servir também como guia ilustrado para quando nos esquecermos da forma única de dobrar t-shirts introduzida por “Konmari”. Este é um manga para toda a gente, mas provavelmente a maior parte das pessoas ainda não sabe que precisa dele.

Escrito por: Nuno Rocha

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Connect with Facebook

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.