Loading...
ArtigosManga

Nen ne no ne

Cada vez mais tenho-me afastado das séries com uma grande quantidade de volumes. A razão é simples quero sempre saber o final da história o mais rapidamente possível. E para isso nada melhor do que séries pequenas ou melhor ainda one-shots (histórias de apenas um volume).

Nen ne no ne (ねねね) da autoria de Shizuku Totono (argumento) e Daisuke Hagiwara (desenhos) é um manga de apenas um volume. Inicialmente foi publicado nas revistas Gangan Online e Shounen Gangan, ambas pertencentes ao grupo Square Enix, e mais tarde foi compilado num único volume pela editora em 2016. A versão em inglês e publicada pela editora americana Yen Press.

O manga relata-nos o dia a dia deste estranho casal Koyuki e Shin. Ela é uma jovem de 16 anos e que está casada com um homem mais vinte anos mais velho do que ela. Na história, encontramos-nos no Japão feudal, onde os casamentos arranjados entre famílias eram uma prática bastante comum. Apesar de estar quase a atingir os 40 anos, ele nunca foi muito dado a ter proximidades com o sexo oposto, no entanto ele vê este estranho casamento como um bem para a sua família.

Apesar de serem um casal, Koyuki e Shin são bastante inocentes e a sua vida conjunta não passa de realizarem as suas tarefas. Ela trata de tudo que seja doméstico, ele dedica-se ao seu trabalho afincadamente bem como tem um dom não humano.

Shin tem a habilidade de detectar as coisas sobrenaturais que habitam no nosso mundo e elas também conseguem detectá-lo. Por isso, ele tem sempre uma máscara a tapar-lhe a cara para que nenhuma entidade do outro mundo possa tomar a sua forma, e desta maneira consegue proteger os seus entes queridos.

A história é simples e o enredo desenrola-se a um ritmo lento. Ao longo do manga reparamos que temos dois narradores, um para contar os acontecimentos do ponto de vista dele e outro narrador para os vários episódios e situações dela. O amor de ambos vai crescendo lentamente quase em simultâneo com a velocidade da história. O problema surge quando chegamos às páginas finais e sentimos que a história parece inacabada, e que fica muito para contar.

Este é o problema que acontece em alguns mangas de apenas um volume, pois apesar de parecer fácil fazer uma história de apenas um tomo é preciso controlar bem o argumento para que não fiquem pontas soltas e a história fique bem fechada. A boa notícia é que no final também encontramos algumas notas da autora a dizer que espera recuperar Koyuki e Shin para continuar sua história.

Um dos pontos positivos deste manga e que lhe deu uma mais valia foram as várias páginas coloridas que encontramos no livro e que nos mostram diferentes imagens dos protagonistas. Outro ponto é a parte do desenho, com um traço bem agradável ou não estivesse-mos nós perante os desenhos da mesma autora do manga Horimiya.

Nen ne no ne é um shoujo bem leve e agradável que nos conta uma bonita história de um primeiro amor cheia de inocência, com elemento de fantasia ambientados no Japão Feudal. Por isso se estão apaxonados e querem ler algo rápido, este one-shot pode ser uma boa opção.

Escrito por: Fernando Ferreira

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Connect with Facebook

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.