Loading...
AnimeCulturaDesportoJogosManga

O legado do Tiger Mask

É uma das mais famosas figuras da cultura pop japonesa. Tiger Mask foi criado em 1968 foi personagem principal num manga de 15 volumes, que terminaria em 1971, e de uma série de animação com 105 episódios, exibida pela Yomiuri TV entre 1969 e 1971.

A juntar a isto, Tiger Mask teve ainda direito a um filme lançado em 1970 pela Toei. Originalmente um lutador de wrestling heel, Tiger Mask decide abandonar o caminho da vilania e a organização sombria para a qual lutava, o Tiger’s Den, após ver o impacto negativo que as suas acções estavam a ter na juventude.
Tiger Mask, cujo verdadeiro nome era Naoto Date, irá tornar-se num lutador face, combatendo os diversos heels que a Tiger’s Den enviava contra si. Naoto terá um fim trágico. A personagem irá morrer ao resgatar uma criança de um carro desgovernado.

Contudo, o seu legado no mundo da animação não estaria perdido, pois um novo lutador irá adoptar a identidade e irá seguir-lhe os passos. Em 1981 e durante 33 episódios, Tatsuo Aku surge como o novo Tiger Mask, combatendo um igualmente renovado Tiger’s Den.

No ano passado, uma nova versão de Tiger Mask será apresentada. Ignorando os eventos da série de 1981, Tiger Mask W irá continuar onde a série original havia terminado, com um novo Tiger Mask, Naoto Azuma. O impacto de Tiger Mask foi tão grande que influenciaria o mundo do wrestling e o dos jogos de vídeo.

No que aos jogos diz respeito, Tiger Mask serviu de inspiração para King, uma das mais populares personagens da série de luta Tekken. Para além disso, a Capcom ponderou usar uma personagem bastante similar ao Tiger no Street Fighter original.

No mundo real, a identidade de Tiger Mask foi usada pela primeira vez pelo lutador Satoru Sayama, que fazia parte da divisão júnior dos pesos pesados da NJPro Wrestling. Satoru usou a identidade entre 1980 e 1983, disputando contendas com wrestlers como Bret Hart, Dynamite Kid e Black Tiger. Após a saída deste da companhia, em virtude de desentendimentos com a gerência, a máscara será entregue a Mitsuharu Misawa. Este combaterá Chavo Guerrero Sénior, Dynamite Kid e Onita, entre 1984 e 1990. Misawa abandonaria a identidade de forma brusca e inesperada, durante uma luta em 1990.

Apenas em 1992 é que veríamos um novo Tiger Mask, na figura de Koji Kanemoto. O terceiro Tiger Mask duraria apenas dois anos, perdendo a máscara durante um desafio de Mask vs Mask contra o mais dominante Thunder Linger. Em 1995 e com o aval de Satoru, Yoshihiro Yamazaki assumirá a identidade.

Yoshihiro é uma nova estrela e uma das atracções da NJPW, entrando para a companhia em 2002. Entre os ourtos alunos de Satoru, temos Candy Okutsu (a.k.a Tiger Dream) e Ikuhisa Minowa (a.k.a Calgary Tiger). Ambos usam identidades inspiradas pelo herói de 1968. Com a nova série animada de 2016 veio um novo combatente real. Kota Ibushi é a face por trás de Tiger Mask W, um dos mais recentes membros da NJPW.

Escrito por: Ivo Silva

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Connect with Facebook