Loading...
ArtigosManga

Popcorn Romance

Cada vez mais procuro ler mangá one-shot ou séries pequenas por causa do pouco tempo que tenho para as leituras, por este motivo decidi pegar neste Popcorn Romance que veio num lote que comprei há pouco mais de dois meses. Como era um mangá publicado num único volume pela extinta editora norte-americana CPM Manga decidi avançar com a leitura.

Escrito pela mangaka Tomoko Taniguchi (que penso que nada tem a ver com o Jiro Taniguchi) Popcorn Romance é um shoujo clássico publicado nos anos 90 e que pouca gente conhece talvez porque a autora apenas lançou 9 mangás durante a sua carreira. O seu trabalho mais conhecido é o mangá Princess Prince também publicado pela CPM Manga.

Pelo título do mangá Popcorn Romance conseguimos logo antecipar o que vamos ler e que tipo de história vamos conhecer. A palavra Popcorn denuncia logo… Estamos perante duas pequenas histórias de um amor naif, leve e super fofinho. A primeira intitulada Popcorn Romance e que dá nome ao mangá é a história principal e conta a vida de dois irmãos Ryouta e Zenta Yamazaki, prontos para conquistar a fama na cena do metal japonês com os seus visuais bishonen visual-kei.

No entanto, a emocionante vida de estrela do rock está a ser demasiado esgotante e num concerto um dos irmãos tem um colapso no palco. A fim de ajudar seu irmão, Ryouta traz Zenta de volta à sua cidade natal de Hokkaido, para a fazenda de seu avô, a fim de se recuperar, deixando para trás a sua bonita namorada Shima.

A juntar à tragédia também vamos encontrar o seu avô em luta com um grupo de investidores que querem comprar a bonita quinta para construírem um campo de golfe. Irão eles conseguir manter a quinta? Como nota de curiosidade, parece que esta história é mesmo auto-biográfica, numa altura em que a autora vivia em Hokkaido.

A segunda história, “The Magic Love” é tão fofinha que faz derreter o coração de qualquer um. Temos algumas semelhanças com o mangá Peach Girl, onde a mãe fica bronzeada quando fica nervosa com a sua aparência. Em “The Magic Love”, em vez da pele escura, temos Yume que tem acne – uma história com a qual qualquer um de nós se pode rever. Apesar da sua aparência ela luta pelo amor como qualquer outra rapariga. Conseguirá o amor vencer?

Tomoko Taniguchi traz-nos um shoujo bastante leve, doce e cheia de amor de todos os tipos. Temos meninas de olhos grandes e brilhantes tão comum nos desenhos dos anos 90, temos rapazes super bonitos a parecerem bastante femininos (basta olharem para Zenta), temos retratos de personagens de página inteira sobrepostos sobre “backgrounds” fazendo desta maneira as vinhetas respirarem e não sentirmos a rigidez dos quadrados. O desenho é bastante datado e encontramos alguns dos esteriótipos que se fazia naquela altura como por exemplo as tradicionais técnicas do estilo shoujo e do “storytelling”.

Em resumo, Popcorn Romance é um “one-shot” bastante açucarado que de certeza os fãs que adoram shoujo e não só, vão gostar de ler.

Escrito por: Fernando Ferreira

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Connect with Facebook