Uma das personagens do Dragon Ball original que ainda não apareceu na nova série, Super, Launch (ou ランチ, leia-se Lunch, como é conhecida no Japão) já não mostra a sua face desde os breves cameos que fez em Z e GT. Esquecida por Toriyama, Launch fez a sua primeira aparição em 1985, nas páginas do 26º capítulo da manga Dragon Ball (Vol 3).

Uma criminosa com a cabeça a prémio (2000 000, segundo o anime!!!), Launch surgiria no 15º episódio do anime, um ano mais tarde. Em ambas as versões, Launch teve um encontro fortuito com Goku e Krillin quando estes procuravam por uma jovem para fazer companhia ao depravado mestre Roshi. Launch tinha a particularidade de sofrer de uma condição que a fazia mudar a cor de cabelo, e consequentemente a disposição, sempre que espirrava.

Quando o seu cabelo era roxo, Launch era extremamente afável e prestável, todavia, ficando loira, o caso mudava de figura. A Launch loira era bastante agressiva, tendo um condão por roubar bancos à descarada e ostentar um vasto arsenal de armas de fogo.

Á alteração severa de personalidade, juntava-se a perda de memória, o que tornava Launch numa das personagens mais instáveis da série. Será a versão pacífica de Launch que o duo de heróis irá resgatar da polícia e levar para junto de Roshi. Só após o primeiro espirro é que Goku e Krillin irão descobrir o erro das suas acções…

Apesar desta segunda personalidade explosiva, Launch irá permanecer ao lado de Roshi, servindo como criada na casa deste e aliada ocasional de Goku e amigos. Launch eventualmente irá abandonar a Kamehouse. Apaixonando-se por Tien, Launch irá viver com este para as montanhas.

Será ao lado deste que Launch irá fazer a primeira aparição em Dragon Ball Z. Contudo, e após a conclusão do arco dos Guerreiros do Espaço, Launch desaparecerá, com Tien a fazer as próximas aparições sem a sua presença.

Launch, que foi a primeira personagem na série a ter uma transformação que incluía uma alteração na cor do cabelo, na personalidade e um incremento na força física, continuou a marcar presença nos diversos jogos de vídeo inspirados no universo de Dragon Ball.

Contudo, fá-lo-ia uma vez mais meramente como figurante (o primeiro jogo onde Launch apareceu foi Dragon Ball: Daimao Fukkatsu, para a Famicom, em 1988). Launch fez uma aparição em dois filmes do Dragon Ball, entre 1987 e 1988. Foram eles: Sleeping Princess in Devil’s Castle e Mystical Adventure.

A título de curiosidade, a data de nascimento (fíctícia) de Launch é 730, o mesmo ano em que ocorreria a guerra entre Saiyans e Tuffles.

Escrito por: Ivo Silva