Loading...
ArtigosManga

Regresso a casa

Recentemente o notável catálogo de livros infantis da editora Orfeu Negro adicionou mais um autor japonês à sua lista de títulos publicados, Taro Gomi (que esperamos em breve fazer uma resenha), mas há uns meses atrás esta editora lançou “Regresso a casa” (Yoru no Kaerimichi, no título original) de Akiko Miyakoshi, o primeiro livro da autora em Portugal.

A premissa de “Regresso a casa” mostra-nos um jovem coelho ao colo da sua mãe pelas ruas escuras de uma cidade.Nesta caminhada em direcção a casa são feitas pequenas observações perspicazes pela mãe e que o pequeno coelho vai as transformando noutras vidas com histórias próprias.

Com texto limitado e ilustrações maravilhosas, este livro pode ser entendido de várias formas e contribui para uma leitura calma e tranquilizadora. As ilustrações a preto e branco de Miyakoshi são desenhadas a carvão, lápis e coloridas a acrílico. O uso da cor é mínimo, mas estratégico, inteligente e ajudam a enfatizar aspectos específicos das ilustrações, essenciais ao enredo.

Miyakoshi capta sem esforço a verdadeira essência de uma caminhada tranquila à noite através de sua requintada representação de sombra e luminescência brilhante das janelas do bairro. O “background” monocromático macio e granulado utilizado ao longo da história, dá às imagens um cenário quase onírico transformando o livro numa leitura perfeita na hora de dormir.

Akiko Miyakoshi é ilustradora e designer, e vive na capital japonesa. Há pouco mais de 10 anos que faz ilustração infantil e desde essa data que tem ganho variadíssimos prémios por esse mundo fora: Menção Especial do Prémio Bologna Ragazzi em 2016 e, um ano mais tarde, o primeiro lugar do New York Times na categoria de Melhor Livro Ilustrado Para Crianças só para citar alguns deles.

“O Regresso a casa” é um livro para as crianças dos 3 aos 7 anos de idade, mas que os adultos também podem e devem ler.

Escrito por: Fernando Ferreira

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Connect with Facebook

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.