Loading...
ArtigosManga

Ryuko

Ryuko é uma série de dois volumes criada por Eldo Yoshimizu, um artista contemporâneo que iniciou a sua carreira como mangaka em 2010. Finalmente editado em inglês, também já tendo sido traduzido para alemão e italiano, este thriller foi publicado pela primeira vez em 2016 pela editora francesa Le Lézard Noir. Curiosamente, o autor decidiu autopublicar-se no seu próprio país, não estando actualmente afiliado a nenhuma editora japonesa.

Em estilo gekiga, um estilo direccionado para um público mais adulto, a história foca-se na líder de um grupo yakuza que, depois de ter morto o pai, descobre que este lhe mentiu sobre o verdadeiro paradeiro da mãe. A descoberta deste segredo despoleta uma viagem cheia de acção e brutalidade, num cenário que vai desde o Médio Oriente até Yokohama.

Apesar de pequena, o que para mim deve ser encarado como um ponto positivo, esta história tem um pouco de tudo: sociedades secretas, terrorismo, vingança, intriga, romance… Ryuko, a líder dos “Black Dragon”, é simplesmente fantástica e é extraordinário ver uma personagem como ela num panorama em que as personagens femininas são muitas vezes remetidas ao papel de “donzela em perigo”.

O final da história pode deixar algo a desejar, mas não consegue apagar o enredo cativante. A arte é simplesmente deslumbrante; o diálogo é bastante esparso e as imagens falam por si só, o que não é de surpreender pois foram totalmente desenhadas à mão.

Também é necessário mencionar a qualidade desta edição pela Titan Books, o primeiro título da colecção intitulada “Hard Case Crime!”, pois encontra-se muito acima de outras séries que já li.

Em suma, esta é uma série que recomendo a todos os fãs de um bom thriller e que certamente não vai desapontar os leitores.

Escrito por: Alexandra Costa Ferreira

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Connect with Facebook

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.