Loading...
ArtigosCulturaManga

Shotaro Ishinomori

Nascido em Ishimori, na prefeitura de Miyagi (Japão) a 25 de janeiro de 1938, Shotaro Onodera foi um autêntico prodígio na indústria da banda desenhada japonesa, onde começou desde muito cedo (apenas com 12 anos) a enviar os seus trabalhos para as revistas da altura Mainichi Junior High School Newspaper e a Manga Shounen.

1

O seu talento único e o seu árduo trabalho levou-o a que rapidamente conseguisse o seu primeiro trabalho na indústria da banda desenhada como assistente do lendário Osamu Tezuka, considerado por muitos o pai do Manga e autor do clássico Tetsuan Atom (Astro boy). É ainda no seu tempo de liceu que Shotaro lança Second Class Angel, o seu primeiro manga “profissional” em 1954. Após o lançamento Shotaro decide apropriar-se do apelido Ishinomori para o seu nome artístico em homenagem à sua amada terra natal, onde actualmente existe um museu dedicado ao autor.

Foi uma figura proiminente na indústria do manga durante décadas, trabalhando nos mais variados géneros mas sempre com o objectivo de espalhar uma mensagem positiva ao mundo. O seu impacto no mundo do intertenimento no Japão e fora dele foi imenso. Shotaro Ishinomori (石ノ森 章太郎) inovou o conceito popular de Sentai (nome dado ás séries estilo Power Rangers) com algumas das suas obras mais famosas como Cyborg 009, Kikaider, Himitsu Sentai Gorenger (a versão original dos Power Rangers) e ainda introduziu no universo manga, o primeiro anti-heroi, Skullman criando assin novos formatos no “storytelling” manga.

2

Com o seu amor ao cinema e a compreensão do mundo moderno, decide também apostar no cinema de animação criando a companhia Studio Zero para adaptar alguns dos seus manga para uma versão televisiva. A sua criação de maior sucesso foi Kamen Rider, que foi lançado simultaneamente em formato manga e série televisiva em 1971, fazendo com que este título fosse um dos primeiros produtos com vários suportes em simultaneo. Ao longo de mais de 40 anos, mais de uma centena de episódios de Kamen Rider e 39 filmes foram produzidos. O sucesso desde personagem tornou-o no brinquedo número 1 dos rapazes japoneses.

Em 1980, celebrou a inacreditável meta de mais de 70 mil páginas manga desenhadas e o seu 25º aniversário na indústria manga. Podiamos estar uma eternidade a enumerar os sucessos deste mangaka, além dos já referidos sucessos Ishinomori foi também autor de títulos como: Transforming Ninja Arashi, Gilgamesh, Hotel, Ganbare!! Robocon, Phantom Ship, Space Ironmen Kyodain e Voicelugger. O seu trabalho cobriu um vasto número de géneros, da ficção científica ao policial e também como dado curioso chegou a fazer biografias em formato manga de músicos e bandas.

Todo este trabalho deu os seus frutos nos diversos prémios que ganhou ao longo da sua carreira. Da lista de prémios destacam-se o Kodansha Children’s Manga, o The Grand Prix of the Japan Cartoonists Association, o Tezuka Osamu Cultural e ainda o Shogakukan Manga que venceu por duas vezes. Ishinomori está registado no livro The Guinness Book of World Records por ser o autor com mais livros de banda desenhada editados (770 títulos e mais de 128 mil páginas desenhadas).

3

Shotaro Ishinomori faleceu por complicações cardíacas a 28 de janeiro de 1998, no Japão. O seu último trabalho foi a série,Voicelugger, exibido postumamente meses depois. Deixara inacabados os mangas Cyborg 009, cujo final era prometido para 2000, a data prevista por Nostradamus para o fim do mundo, e HOTEL, que nunca cessou publicação desde os anos 80.

Atualmente o seu trabalho é continuado pelo seu filho, Akira Onodera, e o Character Design, Naoyuki Konno, que trabalharam/trabalham juntos em variadissimas séries: Jinzo Ningen Kikaider – The Animation, Kikaider 01 The Animation, Kikaider vs Inazuman,Cyborg 009 The Cyborg Soldier e 009-1.

Escrito por: Fernando Ferreira

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Connect with Facebook

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.