Não há qualquer dúvida em afirmar que a música pop asiática conquistou o mundo inteiro nestes últimos anos. Inicialmente com a música japonesa (J-POP) e mais recentemente com a pop coreana (K-Pop), que segundo alguns entendidos dizem que está a ganhar aos pontos a congénere do país do Sol Nascente.
Assim decidimos fazer uma selecção de 10 girls bands que achamos que devem ser conhecidas e ouvidas…

01. AKB48

Provavelmente são a girls band mais popular da actualidade. As AKB48 (abreviatura de Akihabara – nome de um dos bairros de Tóquio) formaram-se em Julho de 2005, pela mão do produtor e compositor Yasushi Akimoto. A estreia do grupo no AKB48 Theater aconteceu a 8 de Dezembro do mesmo ano com o “Team A 1st Stage: Party ga Hajimaru yo”. Até agora o grupo já lançou mais de 50 discos, uma enorme quantidade de merchandise e ainda participam em anúncios publicitários e são estrlas de TV nos seus programas de TV como AKBingo! e AKB48 Show!.

02. Babymetal

São um produto da agência de talentos Amuse, e pertenciam ao grupo idol Sakura Gakuin. Em Novembro de 2010 nascem as Babymetal (ベビーメタル, leia-se Bebīmetaru) compostas por Su-metal (Suzuka Nakamoto), Yuimetal (Yui Mizuno) e Moametal (Moa Kikuchi) que dão um tremendo abanão no nundo das idols juntando os géneros j-pop com metal. Lançam o seu single de estreia “Doki Doki Morning” em 2011 que foi distribuído em eventos ao vivo e online.

03. Band-Maid

Miku, Saiki, Kanami, Akane e Misa formam as Band-Maid ou como gostam de ser chamadas BAND_MAID®, uma girls band que tem como influências o Hard-Rock e o Heavy Metal. Formadas em 2013, as Band-Maid desafiam todas as expectativas ao contrastar sua aparência de empregada submissa (fetiche de muitos otaku e não só ^_^) com a sua poderosa música rock.

04. BiS

Nasceram em 2010 com o intuito de aniquilar as AKB48 e todas as coisas ‘giras’ sem abdicar da intenção de se tornarem, elas próprias, ídolos. As BiS (Shinsei Idol Kenkyuukai, 新生アイドル研究会) é um conceito criado pela cantora pop Pour Lui e por Kika Front Frontal, Aya Eightprince, Peri Ubu e Go Zeela (a actual formação). Podem saber mais num artigo do site seguindo o link.

05. E-Girls

São a versão feminina da boys band EXILE. As E-girls estrearam-se em 2011 com o tema “Celebration” sob a alçada da editora Rhythm Zone gerenciada pela LDH e Avex Trax. Actualmente são 19 elementos que compôem o colectivo E-Girls das quais 16 participam em outros projectos como as Dream, Happiness e Flower.

06. Especia

Foram uma lufada de ar fresco no universo das girls band. Estávamos nós em 2012 quando 10 meninas vindas de vários projetos da Tsubasa, decidiram formar as Especia (エスペシア). O enorme sucesso também se deve ao nome que está por detrás deste projecto: Yuki Yokoyama (aka Schtein & Longer que também participa no projecto das BiS). Podem ler mais sobre a girls band aqui.

07. Momoiro Clover Z

MCZ ou Momoiro Clover Z (ももいろクローバーZ) foi a primeira grupo feminino a dar um concerto no National Olympic Stadium. As cinco meninas tornaram famosas quando deram voz a alguns dos temas de abertura de séries como Sailor Moon, Dragon Ball Z e Pokémon. O quinteto (Kanako Momota, Shiori Tamai, Ayaka Sasaki, Momoka Ariyasu e Reni Takagi) é também conhecido pelas suas energéticas performances onde incorporam elementos de ballet e ginástica.

08. Morning Musume

Apelidadas como “Filhas do Japão” devido ao seu nome Morning Musume (モーニング娘, Mōningu Musume), este popular grupo feminino de J-pop é um dos maiores grupos do Japão. São o principal grupo da Hello! Project (Haro! Purojecto), cujo líder é o integrante da banda japonesa Sharan Q, Tsunku (nome real: Mitsuo Terada). O processo de selecção para a formação do grupo serviu de inspiração para a criação da franquia Popstars (os famosos programas de caça de talentos).

09. Perfume

Originárias de Hiroshima, as Perfume (パフューム, leia-se Pafyūmu) são uma girls band que se inserem no género J-pop e Electropop. O trio é composto por: Ayano Ōmoto (Nochhi), Yuka Kashino (Kashiyuka) e Ayaka Nishiwaki (A~chan). O grupo criou o primeiro contrato com a Amuse, Inc. em 2003 e desde 2012 que mudou para a Universal Music Japan. Produzidas por Yasutaka Nakata, fundador do grupo Capsule, as Perfume são muitas vezes comparadas aos Y.M.O. ao incorporarem a música electropop, synthpop e chiptunes dos anos 80.

10. Speed

Não há amor como o primeiro. Foi uma das primeiras idols que ouvi com a noção de girls band. O quarteto composto por Hiroko Shimabukuro, Eriko Imai, Takako Uehara e Hitoe Arakaki estudaram todas na Okinawa Actors School, estabelecimento de ensino onde outras artistas populares como Namie Amuro e MAX estudaram. Debutaram em Agosto de 1996 e tornaram-se um sucesso imediato. Talvez sejam ainda o grupo com maior sucesso em toda a Ásia com mais de 20 milhões de discos vendidos em apenas 3 anos. Em 2000 terminam o grupo para estudarem e seguirem carreiras a solo.

Esta selecção musical não foi ordenada por preferência, mas sim pela ordem alfabética.
Deixámos algumas das Girls Bands que gostamos aqui no ClubOtaku e de certeza que haveriam outras que gostaríamos de ter colocado nesta lista. Mas preferimos que sejam vocês também a dizer-nos os vossos gostos… e quem sabe não fazemos mais uma lista de 10.

Escrito por: Fernando Ferreira