Loading...
ArtigosCulturaMúsica

Ani-son

Nestes últimos tempos as ruas da capital japonesa têm sido invadidas por imensos jovens a dançar. O street dance aos poucos tem se vindo a tornar popular em especial entre os jovens. Como consequência deste aumento à semelhança de outras capitais mundiais também as “street battles” começaram a aparecer e a aumentar.

1

Apesar de se chamarem “street battles” (batalhas de rua) estas são organizadas em discotecas, clubes ou mesmo estúdios de dança. Estas “batalhas” são sempre compostas por alguns participantes, juris, MC (Master of Ceremony) e DJ.

Os DJ passam música normalmente hip-hop/rap e os participantes vão dançando e executando passos mais ou menos acrobáticos ao som da música. Os combates são realizados entre dois dançarinos. Alternadamente dançam em frente um do outro e vão fazendo os passos de dança cada vez mais díficeis, ousados ou divertidos (conforme o estilo do dançarino) para intimidar o adversário. No final da música ou músicas os júris decidem qual terá sido o dançarino que teve a melhor prestação. Para dar a conhecer o vencedor aos espectadores é levantado o braço do dançarino eleito pelos júris, tal qual um combate de boxe.

Recentemente descobriu-se que está a aparecer uma nova variante destas “street battles”, e que tem o nome de Ani-son. As Ani-son (abreviatura “fofinha” para as palavras inglesas anime song) criadas inicialmente pelo colectivo otaku RAB (Real Akiba Boyz) que já está no activo desde 2006 são na mesma “dance battles” nas neste caso a música escolhida para estas batalhas são temas de séries de animação.

2

Os RAB desde há alguns anos que disponibilizavam os seus vídeos de ani-son no site Nico Nico, uma espécie de youtube japonês para otaku, mas só realizaram o primeiro evento Akiba Street durante os 3 primeiros meses do ano 2015. O segundo evento realizou-se por vários festivais e convenções de anime ao longo do ano mas começou na NicoNico Cho Kaigi em Abril. Com o sucesso a aumentar entre a comunidade otaku foram convidados vários artistas para uma grande batalha à escala mundial.

O terceiro ano de Ani-son – Akiba Street 2016 realizou-se em Março deste ano e para saber mais informações podem sempre visitar o site oficial do Akiba Street (http://akiba-street.jp).

Também nestes duelos a música escolhida apesar de ser anime não difere muito do estilo das anteriores “dance battles”. O Hip-hop, funk, disco são os estilos preferidos pelos dançarinos, no entanto não é descartado um tema mais roqueiro para uma dança ani-son mais paródia sem que os skills do dançarino se percam.

3

O evento Akiba Street (アキバ×ストリート) está também aberto aos dançarinos/otakus de todo o mundo, para isso basta irem ao site e fazerem uma inscrição no site oficial do Akiba Street, enviarem uns videos a dançar e pode ser que sejam selecionados para o torneio final que habitualmente são compostos por 8 dançarinos

Em Portugal ainda não chegou a moda, mas não me admiro nada que possamos ver um mini-campeonato de ani-son num desses eventos que existem em Portugal dedicados à cultura pop japonesa.

Escrito por: Fernando Ferreira

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Connect with Facebook