Loading...
ArtigosMúsica

GITS – SAC OST 2 : Be Human

Esta banda sonora foi produzida pela famosa e omnipresente produtora Yoko Kanno e quando esta mulher coloca o “dedo” numa OST dum anime deixa sempre uma marca pela qualidade de produção musical. Posso dizer que a maior parte senão todas as OST’s realizadas por ela “toca” toda a gente. Podemos sentir isso ao ouvirmos trabalhos anteriores como por exemplo Macross Plus, Cowboy Bebop, Earth Girl Arjuna, Brain Powerd, The Vision of Escaflowne, entre outras.

1

Ghost in the Shell Stand Alone Complex – Be Human refere-se aos mini-episódios dos Tachikoma, tanques com inteligência artificial e vozes super “kawaii” (palavra japonesa para “fofinhos/queridos”) e paradigmas mentais um pouco básicos.

Ao ouvirmos logo a primeira musica deste cd “Be Human” deparamo-nos com uma melodia que nos leva a pensar que seja de uma música de criança, mas a voz de Scott Mathew confere-lhe uma enfase especial que nos faz pensar que estamos a ouvir uma história. Continuando na voz de Scott Mathew, “Trip City” é a faixa seguinte e desta vez a abordagem musical navega pelas sonoridade de um rock “comum”, que facilmente é bem apreciada pelos ouvintes.

Outra música a denotar é “FAX me” no qual contém uma música clássica com violinos mas como fundo de um modem a funcionar o que acho uma conjunção bastante engraçada. Também refiro que a OST contém o seu som electrónico com as músicas “patch me”, “po’d pod” e “let’s oil”.

Outras músicas de “estilo” J-pop aparecem com as vozes de certos Tachikoma. Mas outras faixas se destacam no cd, refiro-me aos temas vocalizados por SUNNY (What can i say?) e HIDE (cream) sendo esta última um bom tema de Hip-hop com uma melodia muito electrónica progressiva.

Em jeito de conclusão acrescento que algumas das músicas deste cd são um bocado “infantis” como é o caso da faixa “osanpo tachikoma” e outras mais clássicas como por exemplo “Piece by ten”, mesmo assim este cd não perde a qualidade que Yoko Kanno nos habituou. Ao longo do cd vamos escutando pequenos sons.

Não posso dizer que seja um cd que queremos comprar logo à primeira, mas que por algumas músicas e por motivo de colecção poderá ser uma boa compra não só para os fãs de Yoko Kanno mas para os amantes de música.

Escrito por: André Bebop

2 comments
Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Connect with Facebook

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.