Loading...
ArtigosMúsica

UVERworld

Apesar de já serem bem conhecidos entre os fãs da música japonesa, recentemente os UVERworld viram a sua fama ampliada ao darem voz ao tema de abertura de The Promised Neverland, uma das séries mais badaladas desta temporada (2019). Composta por cinco elementos: TAKUYA∞ (Voz), Katsuya (Guitarra), Akira (Guitarra), Nobuto (Baixo), Shintarou (Bateria) e SEIKA (Saxofone) e originários de Kusatsu, Shiga, Japão, a banda UVERworld assinou o seu primeiro contrato com a GR8! Records sob o selo musical da Sony.

O nome da banda é um termo criado pelos membros do projecto, os quais decidiram combinar as palavras “über” e “over” com a palavra “world” de modo a formar uma frase que significa “passar por cima do mundo”. Contudo, antes de o nome da banda ser decidido, na opinião do seu “manager”, ○ ○ world e OVERunder seriam os nomes mais adequados. A título de curiosidade, fica a informação de que o clube de fãs oficial da banda se chama NEO SOUND WAVE e os seus membros NEO sound CREW.

Os UVERworld formaram-se em 2004 após o fim da banda da Sangoku Road, projecto onde estavam alguns dos elementos do que viriam a ser os UVERworld. Apesar de inicialmente o sucesso não ter sido o que pretendiam e as vendas também não terem sido as melhores, a banda encontrou o seu primeiro grande sucesso quando conseguiu alcançar o top 5 da Oricon com alguns dos seus singles. Foi tanta a “insistência” que conseguiram obter o primeiro lugar com o seu décimo segundo single, ” Hakanaku mo Towa no Kanashi “, tema que pertencia à segunda temporada do anime Mobile Suit Gundam 00 .

Os fãs da banda dividem a carreira dos UVERworld em duas grande fases. A primeira é apelidada de Independent Era e começa ainda em 2000 com a banda chamada Sangoku Road (como referimos anteriormente), a qual englobava sete elementos, incluindo dois vocalistas. TAKUYA na época era conhecido como ACE ∞ trigger e o segundo vocalista era conhecido como Alice Ice mas este não ficaria com a banda por muito tempo.

A banda também contava com Seika, que tocava “sax-rock” e era responsável pela gravação dos concertos ao vivo que então levavam a cabo. Era visto como o líder da banda, embora não fosse um membro oficial do UVERworld. Participou em várias músicas mas ao fim de algum tempo decidiu abandonar a banda devido a algumas diferenças musicais. No entanto, Seika e a banda continuaram com uma amizade próxima. Numa entrevista feita à banda, depois do projecto Sangoku Road ter assinado contracto com a editora independente que fazia parte da Sony, TAKUYA∞ afirmou que o seu maior desejo era tocar na famosa sala de espectáculos Budokan Performance Area, um desejo que se tornaria realidade a 5 de Dezembro de 2008.

Já na segunda fase, denominada como UVERworld Era, o primeiro single lançado pelos UVERworld foi lançado em Fevereiro de 2005. Intitulado “D-tecnoLife”, apresentou-se como sendo o segundo tema de abertura do anime BLEACH. Este seria lançado a 7 de Junho do mesmo ano. O single foi um sucesso imediato colocando-os em quarto lugar no top semanal da Oricon e conseguiu vender mais de 100.000 cópias durante esse mesmo ano.

Os três primeiros singles da banda contaram com uma mascote com o nome de UVER-chan, e que foi apelidada entre os fãs como sendo o sexto membro da banda. À época, os membros da banda afirmaram que haviam criado aquele personagem com o propósito de representar a alegria com que todos faziam música. Mas esta mascote teve uma curta existência no seio da banda devido a um problema com os royalities, dado o personagem ter sido criado por um artista que não pertencia aos quadros da Sony. A banda resolveu então adoptar um logotipo com uma forma circular com as letras “U” e “W” sobrepostas entre si. O logotipo foi visto pela primeira vez no lançamento de “GO-ON”, o décimo terceiro single da banda.

Apesar de a maioria dos fãs da banda serem do sexo feminino e estarem inseridos na faixa etária compreendida entre os dez e os vinte anos, foi depois que a banda interpretou o tema da série BLEACH e após Kubo Tite (o autor do mangá) expressar o seu gosto e dedicação no trabalho ao criar a música para a série, que o público masculino começou a aumentar rapidamente. Os UVERworld também foram recomendados e elogiados por outros grandes nomes da música japonesa como foram os casos de Kuriyama Chiaki , Nishiyama Maki e TM Revolution.

A partir desta altura os UVERworld continuaram a sua caminhada rumo a um ainda maior sucesso. Lançaram singles para temas de abertura e de encerramento de várias séries de anime bem como para alguns “Doramas” (o equivalente às nossas séries). Outro feito assinalável da banda foi ter criado para o seu single “GOLD” o primeiro videoclip totalmente em 3D, bem como um dos mais caros alguma vez feitos no Japão. Em Dezembro de 2010, a banda veria outra sua aspiração ser concretizada: a sua “LAST TOUR” terminaria no mítico Tokyo Dome.

Desde então a banda tem somado sucessos atrás de sucessos com o lançamento de temas de abertura de séries com enorme êxito com são os casos de Bleach, Blood+, Ao no Exorcist, D-Gray Man ou Boku no Hero Academia, bem como o tema para o live-action de Gintama.

Já no decorrer deste ano (2019), foram responsáveis pelo tema de abertura de uma das séries desta temporada, o anime The Promised Neverland. Este tema intitulado “Touch Off” irá catapultá-los para uma ainda maior fama, não só na terra do Sol Nascente como também por todo esse mundo fora.

Escrito por: Fernando Ferreira

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Connect with Facebook

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.