Loading...
ArtigosJogosMúsicaSem categoria

Diggin’ in the Carts

Apesar desta série documental já ter saído em 2017, não podíamos deixar de falar nela aqui no Club Otaku, já que nos passou despercebida na altura em que foi lançada.

Esta produção da Red Bull Music Academy veio, pela primeira vez, dar uma cara às músicas que ainda hoje perduram na nossa memória, analisando de um ponto de vista histórico e técnico a evolução da música para videojogos feitas em terras nipónicas.

O impacto destas bandas sonoras vai muito além daquele esperado originalmente, pois para um público jovem estas músicas acabaram por ser a sua introdução à música eletrónica e, mais ainda, à música feita no Japão, que durante muitos anos permaneceu praticamente oculta aos olhos do ocidente.

Temos ainda hoje de reconhecer que, tendo em conta as limitações do hardware das consolas e computadores dos anos 80 e 90, foi algo realmente fantástico a qualidade musical que estes compositores conseguiram retirar destes meios tão limitados.

O primeiro episódio – The Rise of VGM dedica-se aos primeiros sons e melodias até à primeira música completa utilizada num jogo arcade da Namco. Aqui Junko Ozawa, um dos mais antigos membros da equipa de som da Namco fala do seu trabalho em jogos como The Tower of Druaga ou Gaplus e Hirokazu Tanaka que criou algumas das músicas que todos conhecemos para jogos como Tetris e Metroid.

O segundo – The Outer Reaches of 8-Bit – foca-se no boom da música 8-bit especialmente naquela composta para os jogos da NES, sendo aqui entrevistados nomes como Nobuhiro Yoshikawa, antigo compositor da Sunsoft e Masashi Kageyama (na foto), reponsável por várias bandas sonoras, entre as quais a favorita deste vosso escriba para a NES – a de Gimmick!.

O terceiro – The Dawn of a New Era aborda a chegada dos anos 90 e a passagem para os sistemas 16-bits que conta com as entrevistas a Yoko Shimomura, lendária criadora responsável pela música de Street Fighter 2 e Hitoshi Sakimoto de quem destacamos a banda sonora feita para Magical Chase.

O quarto episódio – The Cool Kid foca-se na guerra entre Sega e Nintendo pelo domínio do mercado de videojogos nos anos 90, dedicando-se especialmente às criações musicais feitas para a Mega Drive. Destacamos aqui a entrevista a Masato Nakamura, um dos responsáveis pelas músicas de Sonic the Hedgehog e Yuzo Koshiro (na foto acima), como não podia deixar de ser, pela música memorável que compôs para Streets of Rage.

O quinto episódio – The Role of Roleplay foca-se especialmente na música de Nobuo Uematsu (na foto abaixo) para Final Fantasy, passando também por outros títulos do estilo RPG que procuravam já um som mais realista e orquestral.

Finalmente em – The End of an Era – conhecemos os compositores e produtores que estão a liderar a nova geração da música para jogos como Michiru Yemane, conhecida pelo seu trabalho na série Castlevania ou Keiichi Okabe mais conhecido pelo seu trabalho nalguns títulos da série Final Fantasy e também por NieR: Automata.

Convidamo-vos, então, a ver esta série para descobrir (ou redescobrir) uma história até aqui oculta contada de viva voz pelos próprios, de uma criação musical que superou a sua intenção inicial de apenas servir de acompanhamento, tendo-se tornado com o passar dos anos numa verdadeira arte com valor intrínseco.

Aqui ficam os links para as várias partes a que podem assistir através do Youtube:

Parte 1

Parte 2

Parte 3

Parte 4

Parte 5

Parte 6

Escrito por: Pedro Pimenta

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Connect with Facebook

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.