Loading...
ArtigosCulturaSociedade

A Cidade Histórica de Tochigi

Fica localizada na Província de Tochigi, região norte de Kantō, no Japão. Encontra-se na parte sul da Província de Tochigi, fazendo fronteira com as Perfeituras de Ibaraki e Gunma, na zona sudoeste. Situado a sul pode-se encontrar o reservatório de Yanaka que fica implementado na área de controlo de inundações de Watarase, sendo usado para a prática desportiva das modalidades de vela e windsurf. Estima-se que a cidade tenha cerca de 159.648 habitantes e uma densidade populacional de 482 pessoas por km², possuindo assim, uma área total de 331,50 km².

Nas redondezas podem-se encontrar cidades vizinhas como Oyama, Nogi, Mibu, Sano, Kanuma, Shimotsuke, que pertencem à Perfeitura de Tochigi. Nas Perfeituras de Ibaraki e Gunma, temos Koga e Itakura, respetivamente.

Por ter sobrevivo incólume ao desastre que a Segunda Grande Guerra provocou em outras cidades do Japão, muitos santuários e templos históricos, lojas de comércio tradicional e armazéns tradicionais nipónicos, intitulados por “Kura”, permaneceram intactos no centro da cidade.

Em 2009 Tochigi receberia o prémio “Utsukushii-machinami Taisho”, por parte do Ministério de Terras, Infraestrutura, Transporte e Turismo.

Tochigi consiste num centro comercial regional, possuidor de uma economia local mista, com especial enfoque nas áreas agrícola e industrial, possuindo uma fábrica em Isuzu desde 1961.

A educação por sua vez é assegurada pela Kokugakuin Tochigi Junior College, entre outros estabelecimentos de ensino, existentes na região.

Possui igualmente linhas ferroviárias e rodoviárias permitindo quer aos habitantes, quer aos turistas a possibilidade de se poderem deslocar sem grandes dificuldades, como por exemplo a Ferrovia Tobu – Linha Tobu Nikko, que permite a ligação entre as localidades de Fujioka, Shizuwa, Shin-Ōhirashita, Tochigi, Shin-Tochigi, Kassemba, Ienaka e Tōbu Kanasaki; ou a Via Expressa de Kita-Kanto ou até mesmo a Rota Nacional do Japão 50.

Toichi tem como atrações ao público o som das rãs da árvore em Ajisai-zaka, Monte Ohirasan em Tochigi que foram estabelecidas pelo Ministério do Meio Ambiente japonês, como sendo uma das 100 paisagens sonoras do país do Sol Nascente.

Mas para além destes pontos de interesse cultural, é sobretudo a História que caracteriza Tochigi (栃木市 Tochigi-shi) e que cativa cada vez mais visitantes a virem conhecê-la.

No período Edo prosperou a partir da sua localização junto às margens do  rio Uzumagawa, conetando o rio Tone a Edo, sendo palco de passagem entre elementos da Corte Imperial que recorriam ao Caminho Reiheishi e aí se hospedavam. Grande parte da cidade era controlada pelo xogunato Tokugawa, sendo por isso um território tenryō. Tornar-se ia igualmente um domínio feudal supervisionado por Fukiake.

Com a Restauração Meiji, e a criação da Perfeitura de Tochigi, a cidade tornou-se a capital entre os anos de 1871 e 1884, ano em que a capital seria posteriormente mudada para Utsunomiya. Em 1937 recebia oficialmente o estatuto de cidade.

Nos anos 50 a cidade passaria a incorporar geograficamente as aldeias de Ōmiya, Minagawa, Fukiage e Terao, que pertenciam ao distrito de Shimotsuga.

Um dos aspectos culturais de relevo da cidade de Tochigi foi a realização do primeiro festival de cinema que aconteceu 5 de Outubro a 8 de Outubro de 2007, intitulado Kuranomachikado ou “Eizo Film Festival”.

Destacamos igualmente uma curiosidade desta cidade, que é a sua mascote, “Tochisuke”, que representa um tipo de construção tradicional japonês. O seu papel é auxiliar a Perfeitura, mostrando o potencial turístico e a beleza de Tochigi a todos os que queiram visitar a região.

De 2010 a 2014, Tochigi passaria a englobar as regiões de Fujioka , Ōhira, Tsuga, Nishikata e por último Iwafune, que outrora pertenciam aos distritos de Kamitsuga e Shimotsuga.

De essência e características tradicionais, preserva em si as raízes profundas de um passado ancestral, e que vale a pena ver in loco.

Escrito por: Mia Mattos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Connect with Facebook