Loading...
ArtigoscuriosidadesSociedade

Aoshima, uma ilha diferente

Também conhecida por “Ilha dos Gatos”, a cidade de Aoshima (青島) fica localizada no Japão, mais precisamente no Mar Interior de Seto (瀬戸内海, Seto Naikai)na zona sul do país. Aoshima é uma ilha que pertence à Prefeitura de Ehime (愛媛県, Ehime-ken), situada a noroeste de Shikoku, que tem como capital Matsuyama. 

Ora Aoshima pauta sem dúvida pela diferença, não consistindo num meio urbano igual aos restantes que encontramos pelo país do Sol Nascente, ou seja, é um lugar que alberga mais animais, nomeadamente gatos, de distintas raças, tamanhos e feitios que por ali andam, do que propriamente pessoas.

A sua introdução na ilha, foi-se fazendo através de via naval, quando os navios aportavam na zona, trazendo consigo estes pequenos felinos que depois acabaram por aí se fixar, sendo neste momento a discrepância de população humana, em relação à população de gatos, de 6 para 1.

A ilha possui cerca de 1 milha (1.6 km), a área é de aproximadamente de 0,49 km², a densidade é de 102  hab./km², e o número de habitantes ronda os 50. Pertenceu anteriormente a Nagahama, que é distrito de Kita, mas a partir do ano de 2005 passou a integrar Ozu (大洲市 -shi), também pertencente à Província de Ehime.

Apesar de não haver grande informação histórica sobre Aoshima, esta cidade possui uma forma de funcionamento e de vivência bem diferente do habitual, provocando uma enorme curiosidade nos países estrangeiros, que procuram entender a razão de haver tantos animais, comparativamente com o número reduzido de pessoas e como é que estes convivem entre si.

Os tais gatos fazem assim, as delícias de todos aqueles que se deslocam até à ilha para poder ver, acariciar e interagir com os pequenos bichanos, fazendo desta pequena ilha um autêntico polo de atração turística, como é possível verificar no vídeo em anexo:

Além de Aoshima existem outras cidades no Japão que são também habitadas por gatos, entre elas destacamos a seguinte lista:

01- Tashirojima (Província de Miyagi);
02- Enoshima (Província de Kanagawa);
03- Okishima (Província de Shiga);
04- Sanagishima (Província de Kagawa);
05- Muzukijima (Província de Ehime);
06- Manabeshima (Província de Okayama);
07- Iwaishima (Província de Yamaguchi);
08- Ainoshima (Província de Fukuoka);
09- Genkaishima (Província de Fukuoka);
10- Kadarashima (Província de Saga);
11- Yushima (Província de Kumamoto).

Aqui ficam onze “Nekoshima (猫の島 Neko no shima)”, designação dada pelos nipónicos a estes locais, como forma de explicar que o gato no Japão é um animal muito acarinhado, até mesmo adorado pelo público em geral, e para quem estiver interessado, tem aqui vários pontos turísticos “felinos” e “felpudos” que pode ficar a conhecer ou até mesmo aproveitar para visitar.

Escrito por: Mia Matos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Connect with Facebook