O Valentine’s Day, Dia dos Namorados ou Dia de São Valentim (日本のバレンタインデー) é comemorado de forma geral, no dia 14 de Fevereiro.

A história desta comemoração remonta ao ano de 1936, quando foi levada dos Estados Unidos da América para o Japão, por parte de uma fábrica de doces nipónica.

Contudo, no Japão esta data é celebrada de forma bem diferente em relação aos restantes países, tendo por esta razão adquirido características bem específicas.

1

Para aqueles que não sabem, o Dia de São Valentim é comemorado duas vezes por ano no Japão, ao contrário dos outros países. Enquanto no dia 14 de Fevereiro jovens e adultos do sexo feminino é que oferecem presentes, essencialmente chocolates aos do sexo masculino, já no dia 14 de Março, um mês depois, acontece precisamente o oposto, sendo esta data designada de White Day ou Dia Branco e foi inventada por um industrial ligado ao chocolate.

Outra característica muito própria é o facto desta data ser solenizada geralmente por casais, em que trocam oferendas entre si. Todavia, no Japão este dia festeja-se por todos, sejam namorados ou apenas amigos, familiares ou até mesmo colegas de trabalho.

Curiosamente, a cultura japonesa fez questão de especificar qual o chocolate que deve ser presenteado de acordo com o grau de relacionamento existente entre as pessoas, e dos quais destacamos um conjunto de 5 tipos de classificação:

2

Giri choco (義理 チョコ): Um chocolate que é oferecido às pessoas com quem temos uma obrigação, ou seja, os nossos colegas de trabalho.

Honmei choco (本命 チョコ): Um chocolate que é oferecido entre casais, aos namorados, aos apaixonados, ou seja, à pessoa amada.

Tomo choco (友チョコ): Um chocolate que é oferecido aos amigos mais próximos como demonstração de amizade e afeto.

Family choco (ファミリーチョコ):  Um chocolate que é oferecido aos parentes, (maridos, pais, filhos, irmãos, avós, tios, primos), ou seja, familiares do sexo masculino.

Gyaku choco (逆チョコ): Um chocolate que é oferecido tanto por pessoas do sexo feminino, como do sexo masculino. É um acontecimento bem mais recente, e que tem vindo a intensificar-se no Dia de São Valentim.

É uma data essencialmente com valor comercial, no entanto é encarada como sendo bastante especial, sobretudo por aqueles que através deste dia têm a oportunidade de se declararem à pessoa que adoram.

3

Geralmente são as mulheres que gastam mais tempo e também poder monetário na aquisição de chocolates para distribuírem às pessoas com quem têm uma relação de proximidade maior e mais forte.

O custo dos bombons diverge consoante a marca e o conteúdo apresentado, havendo chocolates mais baratos e outros bem mais dispendiosos, e que consistirão na própria preferência que as pessoas igualmente tencionarão escolher.

É de facto uma data de características tipicamente ocidentais, apesar de não ser feriado, sem dúvida que é aproveitada de forma bem agradável, divertida, junto de quem verdadeiramente se gosta.

Escrito por: Mia Matos