Loading...
CinemaNotíciasSociedade

O adeus a Shinobu Hashimoto

Faleceu ontem em Tóquio, dia 19 de Julho de 2018, vítima de pneumonia, o argumentista Shinobu Hashimoto (橋本忍) no mesmo ano em que celebrara 100 anos de idade.

Shinobu Hashimoto nasceu a 18 de Abril de 1918 na Perfeitura de Hyōgo, Japão, ficando conhecido pelos seus trabalhos ao nível da produção e direcção cinematográfica e também enquanto argumentista/guionista, tendo frequentemente cooperado com Akira Kurosawa.

Recebeu cerca de dezasseis prémios, entre eles uma sucessão de Blue Ribbon Awards, sobretudo nos anos 60, devido aos seus projetos de escrita.

No ano de 2008 escreveu um roteiro intitulado “Watashi wa Kai ni Naritai” (I Want to Be a Shellfish), que consistia num drama baseado no romance de 1959, da autoria de Tetsutaro Kato.

Nesse mesmo ano é tornado filme, sob a direcção de Katzuo Fukuzawa, com a participação de Yukie Nakama e Masahiro Nakai, abordando o julgamento dos crimes bélicos, cometidos no período do Pós Segunda Grande Guerra.

Deixa saudade aos que com ele colaborou, mas também um vasto e importante trabalho realizado ao nível do cinema japonês.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Connect with Facebook